Menu
quarta, 08 de dezembro de 2021
Cidade

Prefeito Airton Garcia prestigia exposição de reabertura do centro de referência do idoso

20 Out 2021 - 19h44Por Redação São Carlos Agora
Prefeito Airton Garcia prestigia exposição de reabertura do centro de referência do idoso - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O prefeito Airton Garcia, acompanhado da secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, participou na manhã desta quarta-feira (20/10), no Centro de Referência do Idoso (CRI) “Vera Lucia Pilla”, da mostra dos trabalhos do serviço de convivência com idosos, realizado no período de suspensão das atividades presenciais por conta da COVID-19.

O CRI é um espaço que oferece atendimento especializado e gratuito para as pessoas da terceira idade.  Diariamente, antes da pandemia, eram oferecidas presencialmente atividades físicas, artesanato, lazer, saúde e cultura com objetivo de promover o envelhecimento saudável. Devido a COVID-19 as atividades passaram a ser realizadas de forma remota desde 2020.

“Desde o início da pandemia, por uma necessidade de estar atenta as reações dos idosos, entramos em contato com os alunos, por meio de telefone fixo, celular e grupos de WhatsApp. A partir de junho de 2020 iniciamos o projeto de aulas online. Foi um desafio muito grande para mim e muitos idosos.

Percebemos que temos que lutar pela acessibilidade digital que precisa ser ampliada urgentemente para que todos tenham acesso. Depois de 1 ano e 4 meses vamos retomar os trabalhos presencialmente. Durante esse período várias atividades foram desenvolvidas de forma remota com aulas de dança, sapateado, exercícios físicos e clube da leitura, além de diferentes tipos de trabalhos manuais como bordado e crochê. Estes trabalhos realizados foram realmente a cura para muitos males, do corpo e da alma”, explica Nilva Rodrigues, professora e orientadora técnica do CRI.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social um novo cronograma foi feito para a retomada das atividades com os idosos. “Vamos manter os protocolos sanitários, mas retomar as atividades cognitivas de estímulo a memória, físicas, de leitura, artes, cultura e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Quem quiser participar basta procurar o CRI. Oferecemos um serviço público de excelente qualidade para 250 pessoas da terceira idade”, garante Glaziela Solfa Marques. 

O prefeito Airton Garcia avalia que a retomada é importante para todos. “O idoso tem direito a cultura, esporte, lazer, diversão e serviços que respeitem sua idade. Espaços como este possibilitam que nós idosos possamos viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”.

Os trabalhos do Centro de Referência do Idoso são coordenados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. Quem quiser conhecer o trabalho do CRI, localizado na rua Joaquim Inácio de Morais, nº 370, na Vila Irene, pode entrar em contato pelo telefone (16) 3368-2970. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Todos os atendimentos do Centro de Convivência são gratuitos. Para participar basta somente o usuário ter 60 anos ou mais.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias