terça, 19 de março de 2024
Cidade

Prefeito Airton Garcia entrega oficialmente obras de reforma da Casa de Passagem

30 Jul 2021 - 19h08
Prefeito Airton Garcia entrega oficialmente obras de reforma da Casa de Passagem -
O prefeito Airton Garcia visitou na tarde desta sexta-feira (30/07), acompanhado da secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, a Casa de Passagem “Reynaldo Bertolino Neto” (antigo Albergue Noturno), localizado na Vila Marina e que acolhe pessoas em situação de rua em tempo integral, oferecendo pernoite, três refeições diárias e serviços.
A Prefeitura de São Carlos promoveu melhorias no prédio da Casa de Passagem. No local foram reformados os sanitários já existentes e construídos novos banheiros, reformada a cozinha e os quartos, além da instalação de uma área para canil. O telhado passou por melhorias e o prédio recebeu pintura nova. Um investimento de R$ 400 mil.
Como na época que as obras foram concluídas a pandemia já tinha se espalhado pelo país, não foi realizada nenhuma solenidade de inauguração, porém após um ano, a pedido da família de Reynaldo Bertolino Neto, que dá nome ao albergue, foi realizado um pequeno ato para marcar o aniversário do homenageado que hoje estaria completando 31 anos.
O prefeito Airton Garcia agradeceu o trabalho realizado pela pasta da Cidadania e falou da importância do trabalho na cidade. “O trabalho com as pessoas em situação de rua deve sempre se pautar no respeito aos direitos humanos. Em São Carlos trabalhamos dessa forma, por isso não deixamos de investir em espaços como esse e no Centro POP”, ressaltou Airton Garcia agradecendo a presença da família de Reynaldo Bertolino Neto.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, falou dos avanços nos programas sociais voltados as pessoas em situação de rua. “Com apoio do prefeito Airton Garcia conseguimos fazer melhorias na Casa de Passagem e reformar o Centro POP. Com parcerias implantamos a Operação Fria que neste momento consegue levar para abrigos mais de 90 pessoas por noite. Ampliamos o número de vagas para acolhimento, emergencialmente abrimos mais 50 vagas, além de outras 50 já contratualizadas, ampliamos a ronda diária para atender e acolher essas pessoas e conseguimos imunizar contra a COVID-19 mais de 200 pessoas com a vacina da Janssen, de dose única”, citou a secretária.
Glaziela Solfa Marques também ressaltou a implantação do Comitê POP Rua, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento. “O Comitê vem tendo papel fundamental no monitoramento dos planos elaborados para o enfrentamento da COVID-19. Também abordamos questões relacionadas ao trabalho, empregabilidade, formação e serviços oferecidos. Recentemente firmamos parceria com o Instituto “Se Mudando” e a operadora de telefonia móvel Fluke, com isso possibilitamos que 10 pessoas em situação de rua passem pela experiência no mercado de trabalho por 45 dias com remuneração”, finalizou.
O vereador Rodson Magno, autor da propositura com indicação do nome da Casa de Passagem, também participou da homenagem.
A Casa de Passagem “Reynaldo Bertolino Neto” fica na Rua Rotary Clube, nº 10, na Vila Marina e oferece 45 vagas para pessoas em situação de rua.

Leia Também

Últimas Notícias