quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Pré-conferência irá gerar propostas de políticas para as mulheres de São Carlos

23 Ago 2011 - 19h30Por pre conferencia, mulhres, são carlos, prefeitura
0 - 0 -

Nesta quarta-feira (24), das 14 às 17, no Centro da Juventude do Jardim Monte Carlo, acontece a segunda pré-conferência de políticas para as mulheres em São Carlos, oportunidade para a discussão e elaboração de diretrizes para esse público alvo. As propostas geradas durante as duas pré-conferências serão votadas nesta sexta-feira (26), data da conferência regional de políticas para as mulheres, que acontecerá no auditório do Paço Municipal, às 8h.

A primeira pré-conferência aconteceu na última segunda-feira (22) e reuniu mais de 60 pessoas da sociedade civil e representantes do Governo Municipal. Durante esse evento, segundo Raquel Auxiliadora, chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Carlos, foram montados 4 grupos de discussões. As temáticas estiveram separadas por grupos e contemplaram as seguintes áreas: autonomia política, autonomia econômica, social e cultural. Cada grupo elaborou propostas de acordo com o seu tema principal.

O tema deste ano da conferência em âmbito nacional é a "Autonomia e Liberdade das Mulheres". As pré-conferências são importantes para a elaboração de propostas que serão votadas na conferência de sexta-feira (26). "Os eventos são gratuitos e abertos ao público, e é importante que a população participe dessas atividades", salientou a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes.

O objetivo é elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no Brasil.

A Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres está em sua terceira edição e acontecerá de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

Promotoras Legais
Desde a última segunda-feira (22) estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de Promotoras Legais.

O termo é usado em diferentes países e simboliza mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação. São aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres.

O curso é promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (e a Divisão de Políticas para as Mulheres), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

O curso irá estimular e criar condições para que para as mulheres conheçam seus direitos, leis, mecanismos jurídicos e mais do que isso, que estas mulheres se tornem multiplicadoras dessas informações.

Leia Também

Últimas Notícias