quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Pré-conferência de políticas para as mulheres acontece nesta segunda-feira em São Carlos

19 Ago 2011 - 22h18

Acontece nesta segunda-feira (22) a primeira das duas pré-conferências de políticas para as mulheres em São Carlos. O evento representa a oportunidade para discutir e elaborar diretrizes para a conferência municipal, que acontecerá na sexta-feira (26).

De acordo com a chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Carlos, Raquel Auxiliadora dos Santos, a conferência irá gerar propostas que visam garantir a autonomia das mulheres, foco também das edições estadual e nacional.

O tema deste ano é a "Autonomia e Liberdade das Mulheres". "As pré-conferências são importantes, pois esse é o momento para elaborar as propostas que serão votadas na conferência de sexta-feira, que, consequentemente, serão encaminhadas para as edições estadual e nacional. A discussão é aberta ao público", ressaltou Raquel.

A primeira pré-conferência acontece na segunda-feira (22), das 14 às 17h no Salão da Igreja Santa Rita, no Santa Felícia. A segunda, no dia 24, quarta-feira, será realizada no Centro da Juventude, no mesmo horário.

Já a conferência municipal acontecerá no auditório do Paço Municipal no dia 26, sexta-feira, a partir das 8h. Todas as etapas preparatórias e a conferência são gratuitas e abertas à comunidade.

O objetivo de todas as edições da conferência é elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no Brasil.

Além disso, elaborar uma plataforma de políticas públicas para as mulheres como base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

A Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres está em sua terceira edição e acontecerá de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

Promotoras Legais
- A partir de segunda-feira (22) estarão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de Promotoras Legais.
O nome, Promotoras Legais Populares, é usado em diferentes países e simboliza mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação. São aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres.

O curso é promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

O curso irá estimular e criar condições para que para as mulheres conheçam seus direitos, leis, mecanismos jurídicos e mais do que isso, que estas mulheres se tornem multiplicadoras dessas informações.

Leia Também

Últimas Notícias