sexta, 29 de março de 2024
Arborização de áreas verdes em São Carlos

Praça dos Advogados presta homenagem por meio de plantio de árvores

18 Set 2019 - 09h48Por Redação
Praça dos Advogados presta homenagem por meio de plantio de árvores - Crédito: Matheus Mazini - CCS/UFSCar Crédito: Matheus Mazini - CCS/UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está promovendo mais uma iniciativa de arborização de áreas verdes públicas na cidade de São Carlos. Desta vez, o projeto conta com a parceria da Subseção de São Carlos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação de Moradores do Jardim Araucária, além do Rotary Club de São Carlos - Pinhal (parceiro nas duas edições anteriores), para o projeto "Praça dos Advogados". Os objetivos são ampliar as áreas verdes na cidade, despertar a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, homenagear os profissionais do Direito, pois cada árvore plantada na praça do bairro irá representar um advogado.

Esta nova ação do projeto segue os moldes de edições anteriores, realizadas em 2017 e 2018, quando foram inauguradas a "Praça das Mães e das Mulheres" (na Praça João Paulo II - em frente à pista de skate do bairro Santa Felícia) e a "Praça dos Pais e dos Filhos" (próxima ao Shopping Iguatemi).

O projeto de extensão tem a coordenação da professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade.

COMO PARTICIPAR

Para participar do projeto "Praça dos Advogados", os interessados devem fazer uma doação, no valor de R$ 150, indicando seu próprio nome ou o nome do advogado que deseja homenagear. É requisito obrigatório que o agraciado esteja (ou tenha sido) inscrito nos quadros da OAB; também será possível homenagear mais de uma pessoa, incluindo profissionais in memorian. O valor doado assegura o plantio de uma árvore, em nome do profissional, que será cuidada pelo prazo mínimo de dois anos, além da imortalização do homenageado por meio da inserção de seu nome na placa a ser instalada na praça. Todo o recurso arrecadado será investido no local.

Nesta terceira edição, serão plantadas 100 árvores, sendo 20 na praça do residencial e 80 nas ruas e avenidas do bairro, incluindo mudas de pitanga, araçá, goiaba, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco, sangra-d'água, pau-viola, dedaleiro, canafístula, pata-de-vaca, aroeira e jacarandá. Segundo Teixeira, já foi realizada uma primeira visita técnica ao local.

Na inauguração da "Praça dos Advogados", será realizado o descerramento da placa com os nomes dos homenageados. As doações podem ser feitas diretamente com a Subseção de São Carlos da OAB, pelo telefone (16) 3371-6103 ou pelo e-mail sao.carlos@oabsp.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias