quinta, 28 de março de 2024
Educação

Pós-graduação gratuita na USP: mestrado profissional com ênfase em ciência de dados

Aproximar setor produtivo, governos e universidade é um dos objetivos do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria

06 Abr 2021 - 08h19Por Denise Casatti
Objetivo principal é fornecer aos alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo - Crédito: DivulgaçãoObjetivo principal é fornecer aos alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo - Crédito: Divulgação

A ciência de dados é o assunto do momento. As novas fontes de dados combinadas com técnicas de análise e processamento vêm revolucionando áreas como medicina, governança e agricultura. A principal responsável por essa transformação é a ciência de dados, um campo multidisciplinar que combina técnicas estatísticas, mineração de dados, álgebra linear aplicada, inteligência computacional e muitas outras áreas, com o intuito de extrair conhecimentos valiosos a partir de informações coletadas por dispositivos como câmeras de vigilância, radares e sensores embutidos em tablets e smartphones.

Embora diversos grupos de pesquisa no Brasil estejam se especializando em ciência de dados, poucos são os cursos de pós-graduação dedicados ao tema. Uma das exceções é o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), que está com inscrições abertas até 30 de abril para os interessados em ocupar uma das 15 vagas oferecidas na ênfase em ciência de dados.

Gratuito, o MECAI é uma iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que criou o programa em 2014 de forma pioneira. O profissional formado por meio desse programa de pós-graduação stricto sensu recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades estimuladas durante o mestrado profissional perpassam todo o campo multidisciplinar da ciência de dados.

O objetivo principal é fornecer aos alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo. O intuito é, também, fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente.

Para participar do processo seletivo, basta acessar o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/e2667. Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham concluído, até a data de matrícula, cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística ou áreas afins. Também é preciso estar atuando no mercado de trabalho ou comprovar dois anos de atividade profissional. A classificação será feita com base em três critérios: análise da formação acadêmica, do curriculum vitae e do projeto de pesquisa.

O MECAI é vinculado, ainda, ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP.

PÓS-GRADUAÇÃO NO ICMC

Os programas de pós-graduação do ICMC estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do MECAI, o ICMC oferece o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), resultado de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Há, ainda, três programas que oferecem mestrado e doutorado stricto sensu: o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional; o Programa de Pós-Graduação em Matemática; e o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), oferecido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Instituto disponibiliza, também, diversas opções de pós-graduação lato sensu a distância.

Leia Também

Últimas Notícias