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segunda, 03 de agosto de 2020
Cidade

Portal do Cidadão registra 174 mil acessos em janeiro e fevereiro

Comparado com o mesmo período de 2008 o aumento no número de acessos foi de 130%

04 Mar 2009 - 13h31Por Redação São Carlos Agora
Consolidado como um site de prestação de serviços à população, o Portal do Cidadão (www.saocarlos.sp.gov.br) registrou crescimento de 130% no número de acessos nos dois primeiros meses de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. De 1º de janeiro a 28 de fevereiro deste ano foram contabilizados 174.212 acessos, excluídos os acessos de departamentos e secretarias da Prefeitura. Em 2008 aconteceram 451.800 visitas. Em apenas 2 meses desse ano o portal alcançou quase 40% de acessos dos doze meses de 2008.

As páginas mais visitadas dentro do portal, em 60 dias, foram: concursos públicos, balcão de empregos, a programação do Teatro Municipal, Portal da Transparência – onde são consultadas as contas públicas, telefones úteis e as informações sobre São Carlos.

Lançado em 2005, o portal da Prefeitura de São Carlos já publicou 7.763 matérias. Só em 2008 foram 1.645 reportagens, todas informando sobre eventos, realizações e informações de utilidade pública para a população.

Para o secretário de Comunicação Leandro Severo, nos últimos anos, a Prefeitura tem buscado aliar tecnologia, que é referência na cidade, com as universidades e centros de pesquisa, com a disponibilização de serviços que facilitem a vida da população. “Já fomos escolhidos o segundo melhor site de prefeituras do Brasil e sempre buscamos o aperfeiçoamento das ferramentas para desenvolver esse eixo – tecnologia e prestação de serviços”, disse Severo.

Para o diretor de Tecnologia da Informação, Carlos Jordão, responsável pela estrutura tecnológica da Prefeitura, esse grande número de acessos é resultado direto dos investimentos realizados nos últimos anos em infraestrutura e pessoal. “Esses investimentos resultaram em melhorias contínuas dos serviços já existentes e na criação de novos”, destaca Jordão.

Serviços – Além das notícias, o Portal do Cidadão disponibiliza serviços como a 2ª via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da conta de água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Na página é possível consultar multas de trânsito municipais, assim como consultar as vagas de trabalho disponíveis no Balcão de Empregos e processos administrativos, a partir de 2007. “É importante salientar quem em breve vamos modernizar o site com a inclusão de novos serviços à população e prosseguiremos com a publicação das contas mostrando transparência no trato com o dinheiro público, que começou na administração do ex-prefeito Newton Lima”, afirmou o prefeito Oswaldo Barba.

Avaliação – Hoje o Portão do Cidadão também é destaque no sistema “Page Rank”, que é um método de avaliação criado pelo site de busca Google. Aumentar o Page Rank é o desejo de todos os sites, pois ele demonstra o grau de relevância  de cada uma das páginas incluídas em seu índice.

Este sistema é calculado por uma série de fatores, do qual o mais essencial é o conjunto de outros links na web que apontam para a página que está sendo avaliada. Este método comprova que cada link que uma dada página recebe é equivalente a um “voto” na sua popularidade, mas neste caso nem todos os votos contam da mesma forma: links recebidos de um site com Page Rank alto recebem peso maior do que os recebidos de sites com Page Rank baixo.
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