quinta, 11 de agosto de 2022
Formato de revista

Portal apresenta e-zines de alunos da UFSCar sobre temas diversos

Publicações foram produzidas durante disciplina "Comunicação e Expressão", ofertada por professores do Departamento de Letras

11 Jan 2022 - 07h27Por Redação
Portal de e-zines reúne produções de alunos da UFSCar - Crédito: DivulgaçãoPortal de e-zines reúne produções de alunos da UFSCar - Crédito: Divulgação

Está no ar o portal de e-zines (www.e-zine.ufscar.br), que reúne a produção sobre temas variados de cerca de 385 alunos de graduação dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da informação, Ciências Sociais, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Educação Física, Ciências Biológicas, Engenharia Física e Ciência da Computação, todos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Os e-zines - publicações online em formato de revista  -  foram produzidos pelos graduandos durante a disciplina "Comunicação e Expressão", oferecida pelo Departamento de Letras (DL) no segundo semestre de 2021. As produções apresentam assuntos como: cerrado, ensino remoto, desvalorização da ciência, serpentes brasileiras, biomimética, cinema, arte na periferia, arte e bem-estar, olimpíadas, política, sexualidade e mídia, gênero neutro, aquecimento global, tecnologia, entre outros.  "Os alunos foram incentivados a discutir as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Linguagem, escolhendo recortes temáticos para os e-zines", contam os professores do DL que coordenaram a iniciativa - Dirceu Cleber Conde, Lígia Mara Menossi de Araújo, Luciana Nogueira e Pedro Henrique Varoni de Carvalho.  Os estudantes tiveram o apoio, durante a disciplina, de 20 tutores do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do curso de Bacharelado em Linguística. De acordo com os docentes, a experiência será repetida no primeiro semestre de 2022, com novos alunos matriculados na disciplina, considerada piloto (pelo grande número de participantes e pela metodologia aplicada). "Os estudantes exercitaram todas as etapas de construção de um objeto editorial: da reunião de pauta para escolha do tema ao processo de produção de textos, finalizando com a criação do design. A metodologia, construída com amplo apoio dos tutores, permitiu também um rico diálogo entre docentes, tutores e graduandos", explicam os coordenadores da iniciativa. A disciplina buscou ainda um equilíbrio entre teoria e prática, com foco no processo de produção dos e-zines, a partir do trabalho com temas como argumentação, revisão textual, plágio, modos de citar e referenciar. "A escolha temática e os recortes editoriais revelam as inquietações dos estudantes e permitem um diálogo interdisciplinar a partir das ferramentas da comunicação e expressão e do reconhecimento da linguagem como meio de aproximação das diferenças", destacam os docentes.Para ver o resultado, acesse o site www.e-zine.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias