sexta, 19 de abril de 2024
Campanha está nas redes sociais

Por uma festa de aniversário, menina de 13 anos de São Carlos junta latas de alumínio

21 Jan 2020 - 12h35Por Marcos Escrivani
Rafaela acompanhada do irmão David - Crédito: Marcos EscrivaniRafaela acompanhada do irmão David - Crédito: Marcos Escrivani

O sonho acalentado tanto para ela, quanto para o irmãozinho Davi, de 5 anos: um bolo, guloseimas, salgadinhos, refrigerantes e bolo. Sem se esquecer de música e o parabéns à você. Além de ganhar presentes.

O que seria isso? O sonho de uma festa de aniversário. De quem é o sonho? Da pequena são-carlense Rafaella Cristina Jardim, de apenas 13 anos. No dia 4 de agosto irá completar 14 anos. Já o irmãozinho Davi, fará 6 anos, um pouco antes, no dia 15 de março.

Os pais, a cuidadora de idosos Claudineia Aparecida Fontes, 37 anos, mas que está desempregada e o pedreiro Anderson Manoel da Silva, 31 anos, moram no Assentamento 3 de Janeiro, mais conhecido como Parque Novo Mundo São Carlos.

A família não possui condições financeiras para fazer as festas que marcam o aniversário dos irmãos. Mas isso não tirou a esperança dos pequenos em ver o sonho realizado.

Em uma ideia inusitada, Rafa e a mãe começaram em 2019 a guardar latinhas de alumínio. Hoje possuem cinco sacos que são guardados no quintal da casa da família.

Mas no início do ano, Rafa pediu para a mãe criar um pequeno texto (leia abaixo) que foi feito e lançado no Facebook e no WhatsApp (celular de Claudineia) onde pedem para que pessoas juntem latinhas e consequentemente sejam doadas para que possam ser vendidas e o dinheiro revertido para a festa das crianças: de Davi (em março) e de Rafa (em agosto).

NO ASSENTAMENTO

O São Carlos Agora foi até o assentamento conversar com Rafaela. Uma menina simples, bem tímida e com muita vergonha. Mas com um desejo muito grande. “Tenho muita vontade de uma festa assim. Meu irmãozinho ainda mais. Nunca tivemos uma festa deste tipo. As vezes a gente tinha um bolo que marcava a data”, disse a pequena são-carlense à reportagem.

Indagada sobre a iniciativa de juntar as latas de alumínio e revende-las posteriormente, Rafaela disse que contou com a ajuda da mãe. “Meus pais não tem dinheiro para isso. Assim nasceu a ideia”, relatou. “Eu e minha mãe não sai catando por aí, pois moramos bem longe de São Carlos. Mas quando a gente vai visitar parentes na cidade ou meus pais vão resolver alguma coisa, eu pego sacolinhas, vou junto e as latinhas que eu vejo vou pegando”, disse a menina.

Desde que a iniciativa teve início, Rafaela contou que várias pessoas tem ajudado pelo Facebook. “Tenho esperança que dê certo. Que a gente possa arrecadar bastante latinhas e fazer as duas festas”, comentou.

NOVA CAMPANHA

A FAMÍLIA INFORMA QUE AS DOAÇÕES SÃO SUFICIENTES E AGRADECE A TODOS QUE COLABORARAM.

COM EMOÇÃO

Abaixo, o texto elaborado por Rafa solicitando latinhas de alumínio:

“Me chamo Rafaella, tenho 13 anos e sou irmã do Davi 5 anos.

Estamos juntando latinhas de alumínio pra tentar fazer a festinha de aniversário de 6 anos do Davi que é dia 15/03 (março). Ele sempre pede por uma festinha e depois vamos continuar juntando pra fazer o meu que é dia 04/08 (agosto). Se você tiver ou conhecer alguém que tenha latinhas e quiser nos ajudar juntando ficaremos muito felizes e gratos. Minha mãe não tem condições de fazer uma festinha pra nós. Ela está desempregada e cuida da minha vó e todos anos passa em branco. Este ano se Deus permitir faremos uma festinha pra nós. O Davi quer o tema de super-heróis. Ele gosta do homem aranha, Hulck, Batman entre outros. Bom. É isso. Deixo contato da minha mãe. Quem quiser nos ajudar juntando ficaremos muito felizes e gratos (16 996309446 Claudineia). Moramos no sem terras próximo ao Parque Novo Mundo São Carlos/SP nos barracos de madeira. Estou enviando a todos meus contatos e amigos. Se não puder ajudar, pode ajudando ao compartilhar. Já estará ajudando muito ”.

Leia Também

Últimas Notícias