quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

População revitaliza praça em São Carlos

Praça Outubro Rosa que estava abandonada agora tem até aulas de yoga.

18 Set 2017 - 13h18Por Redação
Foto: André Luís Ferreira - Foto: André Luís Ferreira -

Os moradores do Jardim Ricetti não esperaram o poder público para melhorar a situação da praça Outubro Rosa. O local, de aproximadamente 1500 m2, em frente a avenida Comendador Alfredo Maffei, estava praticamente abandonado, com mato alto, lixo, sem iluminação e aparelhos quebrados. A praça, que foi inaugurada em 2013, tornou-se um problema para os moradores do bairro.

Há cerca de quatro meses, Clóris Violeta e Pedro Luís da Silva, moradores do condomínio ao lado da praça se reuniram para mudar essa situação. Em sistema de mutirão, convocaram outros moradores e começaram a mudar a cara do local. Aproveitaram a passagem da prefeitura, que estava limpando o córrego Gregório, e solicitaram que o mato alto do local fosse cortado. Neste momento, voltou a aparecer o caminho que levava até o fim da praça, antes encoberto pela vegetação. Os moradores contrataram um jardineiro para completar o serviço e depois passaram a plantar novas mudas no local, que hoje já somam 15 pequenas árvores. Os aparelhos também foram recuperados pelo poder público, e já é possível utilizar as pranchas de abdominal e as barras para exercícios. "É uma alegria perceber que em tão pouco tempo conseguimos transformar esse local", comemora Clóris, uma das líderes do mutirão.

Francisco Carlos Pontes, escritor, passou a ser o jardineiro oficial do lugar, e rega diariamente as novas plantas. "Começamos esse trabalho em uma época muito seca, é necessário manter as novas árvores regadas, mas como não temos água na praça acabo tendo que carregar os baldes desde o prédio onde moro. É cansativo, mas vale muito a pena", explica.

Hoje já são 32 voluntários atuando diretamente na manutenção da área e aguardam que o Saae cumpra a promessa de trazer um ponto de água para o lugar.

Morando no bairro, mas longe da praça, Marli de Oliveira foi contagiada pela atividade, e dedicou tempo e recursos para pintar os bancos e os pneus que foram adaptados como canteiros para as mudas. "Se pudesse eu pintava tudo, gostei tanto que sairia pintando outras praças na cidade, moro um pouco distante mas passo aqui todos os dias para ver como está.". Os voluntários esperam receber novas mudas e materiais dos comerciantes e da própria Prefeitura.

"Utilizamos tudo com muito carinho e dedicação, basta que as pessoas se engajem para que possamos melhorar a cidade em que moramos", completa Clóris Violeta.

YOGA E ARTE

Com a recuperação do local, os moradores ganharam um novo espaço de encontro e lazer. É comum encontrar pessoas com crianças, passeando com cachorros ou se exercitando. A praça conta agora com aulas práticas de yoga aos finais de semana e no último sábado o artista plástico Renato Masson, junto com alunos da escola Educativa pintaram um mural de cerca de 20 metros trazendo mais cores para o ambiente.

Os moradores preparam uma grande festa para comemorar o outubro rosa, mês da conscientização da prevenção do câncer de mama, e receberão na nova praça artistas e músicos para comemorar em grande estilo a revitalização do local. (colaboração: Adriana Nagazako)

Leia Também

Últimas Notícias