sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Plenária Livre de Artes Visuais acontece hoje no Sesc Sâo Carlos

18 Nov 2011 - 10h19

Hoje, dia 18/11, às 19 horas, na Área de Convivência do Sesc São Carlos, será realizada pela Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura a Plenária Livre de Artes Visuais, com o objetivo de debater sobre políticas públicas nas artes visuais para a cidade de São Carlos, propondo construir coletiva e democraticamente o Plano Municipal de Cultura (PMC).

Com a participação popular nas diversas áreas da administração pública, o Governo Federal criou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 416/2005)  que trata sobre instituição do Sistema Nacional de Cultura, no qual cria-se uma relação entre os Conselhos, Planos e Fundos, nos níveis federal, estadual e municipal. Em São Carlos o Conselho Municipal de Cultura foi criado em 2005, constituido paritariamente por cidadãos rerpresentando o poder público e entidades, assim como a sociedade civil, sendo seu poder deliberativo e consultivo; o Fundo Municipal de Cultura, instituido por lei municipal em 2007, destinada verbas para ações culturais; e o Plano Municipal de Cultura, documento que está sendo criado para direcionar as ações e diretrizes do poder público na área durante os próximos 10 anos. "Por isso é importante que o maior número de pessoas envolvidas com cultura na cidade possam participar da construção deste documento, que conterá demandas e diretrizes que atenderam a este público. Por isso convidamos a todos os artistas, produtores, pesquisadores, professores da comunidade sãocarlense para debater sobre a área, para que estes sejam condizentes com os reais anseios de toda a sociedade", ressalta Mariana Ignatios, conselheira titular de artes visuais do Conselho Municipal de Cultura.

Em dezembro será realizada a IV Conferência Municipal de Cultura, na qual será referendado os resultados para o PMC,  quando todas as propostas das diferentes áreas culturais serão compiladas e discutidas.

Além disso, a Câmara Setorial de Artes Visuais está organizando desde o início do ano o projeto Nexos Visuais, o qual consiste na exposição de obras de artistas da cidade em diversos bares, restaurantes, entre outros locais para que a classe artística possa se reunir e divulgar e vender seus trabalhos. Atualmente a mostra está no restaurante Sushi Ya San com a participação dos artistas Daniela Caburro, Denilse Caburro, Mariana Ignatios, Marcel Guerreiro, Cláudia Schiavone, Izis Cavalcanti, Sérgio Almeida e Washington Amaro. O projeto já percorreu os espaços da Dona Léo Choperia, Shot Café, Saguão do Teatro Municipal e Almanach Bar e Restaurante.

Mais informações podem ser obtidas pelo blog: artesaocarlos.blogspot.com

Leia Também

Últimas Notícias