quinta, 28 de março de 2024
Cidade

PF faz megaoperação contra desvios de verba para educação

Mandados são cumpridos em quatro cidades, entre as quais, São Carlos; desvio foi de R$ 6,6 mi

09 Ago 2013 - 09h13Por Araraquara.com
As investigações estão ocorrendo desde 2012; entre os presos, está o secretário da Controladoria Geral da União (Foto: Polícia Federal/Divulgação) - As investigações estão ocorrendo desde 2012; entre os presos, está o secretário da Controladoria Geral da União (Foto: Polícia Federal/Divulgação) -

A Polícia Federal realizou ontem em São Carlos, Sorocaba e mais duas cidades do Paraná, a Operação Sinapse. Com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), a PF deu início às buscas e prisões ainda durante a madrugada de ontem. Entre os envolvidos está o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Sérgio Nogueira Seabra.

Os envolvidos, espalhados pelas quatro cidades, são suspeitos de desviar R$ 6,6 milhões da educação técnica do Paraná. 

De acordo com as investigações, que começaram em 2012, o dinheiro era desviado do setor de ensino à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR) das cidades de Curitiba e Cascavel.

Ao todo, foram expedidos 18 mandados de prisão contra os envolvidos no caso, além de 43 de apreensão. Eles são suspeitos de superfaturar projetos para cursos à distância e aprovar integrantes da quadrilha em concursos públicos de forma fraudulenta.

Os crimes cometidos pelos integrantes são formação de quadrilha, estelionato, corrupção ativa e passiva, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, entre outros. Computadores e documentos também foram apreendidos na operação. 

Leia Também

Últimas Notícias