quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

PET oferece formação diferenciada e abre processo seletivo para alunos do ICMC

18 Out 2011 - 11h15
0 - 0 -

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece a alunos de nível superior, sob a orientação de um tutor, atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica, procurando atender as necessidades do próprio curso de graduação. Só na USP existem 20 grupos de estudo que participam deste programa.

O curso de Bacharelado em Ciências da Computação, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, possui um destes grupos. O PET Computação, como é chamado, foi criado em 1995 e tem como atual tutora a Profa. Dra. Sarita Mazzini Bruschi. Participam do PET Computação 18 alunos, sendo 12 bolsistas e 6 voluntários, que se tornam bolsistas conforme a disponibilidade de vagas. "Os alunos participam de um processo seletivo composto por duas etapas, onde os melhores classificados vão ocupar as vagas para bolsistas e os demais entram como voluntários e aguardam a abertura de uma vaga para recebimento de bolsa", explica Sarita.

A bolsa oferecida pelo PET tem o valor de R$ 360,00 mensais e é destinada para jornada de trabalho de 20 horas semanais. Algumas das atividades que os alunos participantes desenvolvem são minicursos em escolas de nível fundamental, médio e técnico, participação em congressos, apresentação de trabalhos e desenvolvimento de pesquisa, dentre outros.

"Uma das principais atividades desenvolvidas dentro do PET é Semana de Computação (Semcomp), que é um evento anual e conta com a presença de estudantes de toda a região. Durante a semana são realizadas diversas atividades ligadas à computação, incluindo palestras técnicas, minicursos, processos seletivos, debates, entre outros", ressalta Sarita.

O PET Computação também oferece curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), o curso é destinado a alunos dos ensinos fundamental e médio e é voltado para a área de programação. Desde que foi criada, a OBI tem como objetivo incentivar o interesse pelas ciências de computação, além de servir como seleção para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI).

O aluno que participa do PET pode permanecer no programa por até três anos, sendo que no caso do estudante começar a desenvolver outros projetos de pesquisa, como uma Iniciação Científica, ele pode descontar o tempo que utiliza para a Iniciação da carga horária estipulada pelo PET. Desta forma, o aluno tem a possibilidade de conciliar as duas atividades.


Segundo a professora Sarita, a maioria dos alunos que passaram pelo PET acabou seguindo a carreira acadêmica, o que mostra o bom resultado do Programa, pois o objetivo é despertar o interesse pela pesquisa na área de computação, oferecendo uma formação diferenciada. "Os alunos aprendem a ter espírito de liderança, a ouvir a opinião do outro e, principalmente, a ser proativo, e este é um dos pontos fortes do Programa", explica Sarita.

Seguindo esta linha, o PET Computação visa o constante investimento na graduação, despertando no aluno a vontade de contribuir para essa melhora, seja por meio da participação em debates, reuniões e outros eventos do gênero ou mesmo através da divulgação das ciências da computação em cursos, feiras, workshops e todas as atividades que façam o aluno se sentir parte fundamental da graduação.


Processo seletivo 2011

Já estão disponíveis as datas do processo seletivo deste ano (2011):

- 1ª. fase - Dinâmica de grupo): 8.11 (terça-feira), das 19 às 21 horas
- 2ª. fase - Entrevista: 12.11 (sábado), com início às 9 horas

Para divulgação e compreensão do processo seletivo e do PET, serão realizadas três palestras informativas durante o mês de outubro. Confira as datas:

- 19.10, às 14 horas, na sala 104 do bloco 5
- 26.10, às 18 horas, na sala 002 do bloco 4
- 31.10, às 18 horas, na sala 103 do bloco 5

Leia Também

Últimas Notícias