terça, 16 de abril de 2024
Educação

Pesquisador são-carlense Vanderlei Bagnato recebe “Prêmio Almirante Álvaro Alberto”

17 Mai 2019 - 09h14Por Redação
Pesquisador são-carlense Vanderlei Bagnato recebe “Prêmio Almirante Álvaro Alberto” - Crédito: Roberto Hilário/CNPq Crédito: Roberto Hilário/CNPq

O docente, pesquisador e atual diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, foi agraciado no dia 16 do corrente mês com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em cerimônia que ocorreu na Escola Naval, no Rio de Janeiro.

A condecoração, instituída em 1981, é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o CNPq, a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, constituindo reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que venham prestando relevante contribuição à ciência e à tecnologia do país.

Em seu discurso improvisado, Bagnato salientou que estava recebendo o prêmio em nome e homenageando todos quantos contribuem para a ciência do país, tendo agradecido à USP e ao atual reitor, Prof. Vahan Agopyan, classificando-os como corresponsáveis pela atribuição do prêmio. Para o reitor da USP “Uma universidade de pesquisa como a USP, e seus pesquisadores, trabalham para modificar e melhorar a sociedade. A premiação do professor Bagnato representa o reconhecimento às Instituições e aos cientistas que fazem a diferença para o desenvolvimento de nosso país”.

O prêmio é atribuído, anualmente, ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso de sua área. É concedido, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida. O agraciado é contemplado com medalha, diploma, viagem a Antártica e R$ 200 mil.

Participaram da cerimônia, entre outras personalidades, o secretário executivo do MCTIC, Julio Francisco Semeghini Neto, representando o ministro Marcos Pontes; o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo; o comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Júnior; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. (Com informações de Adriana Cruz (USP)/CNPq

Leia Também

Últimas Notícias