quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Pesquisador de São Carlos é eleito membro da Academia Pontifícia das Ciências do Vaticano

19 Out 2012 - 16h08
0 - 0 -

O professor e pesquisador de São Carlos, Vanderlei Bagnato foi eleito o mais novo membro da Academia Pontifícia das Ciências do Vaticano.

A Pontifícia Academia de Ciências é um conselho ocupado por grandes nomes da ciência mundial, que orienta o Papa em questões científicas. Hoje a pontifícia conta com aproximadamente 80 membros, entre homens e mulheres. Eles não precisam ser necessariamente católicos. Cerca de um terço dos membros são vencedores do Prêmio Nobel.

O adorno de membro da academia será entregue para o professor Vanderlei Bagnato na primeira semana de novembro, pelas mãos do Santo Padre,  Papa Bento XVI.

Vanderlei Bagnato

Vanderlei Salvador Bagnato concluiu o doutorado em Física - Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Publicou 368 artigos em periódicos especializados e 1062 trabalhos em eventos. Possui 18 capítulos de livros e 5 livros publicados.

Orientou 34 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 25 teses de doutorado nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Física, com ênfase em Física Atômica. Em suas atividades profissionais interagiu com 587 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: armadilha magneto-óptica, Átomos, Átomos de sódio, Condensação de Bose-Einstein, Átomos frios, Colisões frias, Desaceleração de átomos, Espectroscopia, Terapia fotodinâmica PDT. Eleito para The Academy of Sciences for the Developing World, 20/10/2009. (Fonte: CNPq)

Leia Também

Últimas Notícias