sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Pequenos produtores podem participar do Programa de Patrulha Agrícola

Programa auxilia os pequenos produtores, viabilizando a utilização de máquinas agrícolas

20 Jul 2012 - 20h49
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos desenvolve o Programa Municipal de Patrulha Agrícola, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e oferece ações de apoio à agricultura familiar. O programa auxilia os pequenos produtores, viabilizando a utilização de máquinas agrícolas (tratores e implementos agrícolas) basicamente para operações, como preparo do solo, adubação e calagem, colheita de forrageira e roçagem, a baixo custo para o produtor. Isso, pois a aquisição de máquinas agrícolas (tratores e implementos) é onerosa para essas áreas e para o nível de exploração agropecuária, considerando a situação socioeconômica dos produtores.

De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, é de suma importância disponibilizar máquinas agrícolas a este segmento. “O Programa Patrulha Agrícola promove o desenvolvimento sustentável da produção, em especial para assegurar o uso e manejo racional do solo, utilizando máquinas agrícolas adquiridas por contrato de repasse de convênios”, disse. São eles, Pronat (do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Prodesa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A secretária ressaltou ainda que devido à plena execução do Programa foi criado o Decreto Municipal nº 11 de 13 de janeiro de 2012, que dispõe sobre a cobrança de tarifas aos usuários de tratores e demais implementos agrícolas. Cobradas por hora trabalhada, são oferecidas três opções de fornecimento aos interessados: apenas o trator, apenas os implementos ou o conjunto trator/implemento.                      

Leia Também

Últimas Notícias