quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Patrulha Agrícola recebe novos equipamentos

30 Jul 2012 - 19h04
0 - 0 -

Com objetivo de oferecer condições para o segmento produtivo rural, que engloba os grupos de pequenos produtores e empreendedores familiares, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, acaba de adquirir um trator agrícola Massey Ferguson MF e uma Roçadeira, que irão complementar o Programa Municipal de Patrulha Agrícola.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de repasse do convênio entre a Prefeitura e o Prodesa (Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O programa Municipal Patrulha Agrícola foi criado, dentro das ações de apoio à Agricultura Familiar, visando propiciar aos produtores familiares e empreendedores familiares rurais, o acesso fácil, rápido e, principalmente, de baixo custo, à utilização de máquinas agrícolas (tratores e implementos agrícolas).

De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, a disponibilização de máquinas agrícolas permite promover o desenvolvimento sustentável da produção, em especial para assegurar o uso e manejo racional do solo, melhorando a qualidade dos produtos, além de otimizar o sistema.

Entre outras ações, a Secretaria de Agricultura já consolidou um programa de Segurança Alimentar, já instalado em São Carlos, e que vem atuando, por exemplo, na aquisição de alimentos para a merenda escolar. "Superemos o que pede a Resolução nº 38, do Governo Federal, e já atingimos, até julho de 2012, 37%, sendo que o mínimo é 30%, do total de recursos repassados ao município, com produtos adquiridos da agricultura familiar", ressalta a secretária.

Além disso, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, também mantido pela Secretaria, é realizada doação de alimentos a 27 entidades assistenciais, além de abastecer a cozinha comunitária e duas unidades do restaurante popular, responsável por vender refeições de qualidade a preços acessíveis.

"Também retomamos neste ano as feiras livres da Agricultura Familiar, que já são realizadas 4 vezes na semana, sendo 3 diurnas (às terças-feiras, na Praça XV, às quintas, na Praça Brasil, na Vila Nery, aos sábados na praça do Maria Stela Fagá) e uma à noite, às sextas-feiras no Kartódromo", explicou.

A Secretaria oferece ainda palestras e cursos de capacitação aos agricultores familiares, abordando temas fundamentais à área, como a manutenção de máquinas agrícolas, produção orgânica de alimentos, capacitação tecnológica e segurança alimentar. Paralelo aos cursos, os agricultores recebem assistência técnica e visitas de técnicos da Secretaria nas propriedades, para orientações em toda cadeia produtiva, desde o plantio até a comercialização dos alimentos.

Leia Também

Últimas Notícias