quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Patrimônio de São Carlos será apresentado em Fórum Nacional

16 Ago 2011 - 19h22
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, apresentará em fórum nacional o patrimônio cultural do município e as políticas públicas implantadas nos últimos dez anos em São Carlos, que têm contribuído para a preservação dos edifícios históricos e o desenvolvimento sustentável da área central.

Organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento ocorrerá neste final de semana (dias 20 e 21) em Belo Horizonte/MG, e reunirá o Fórum Mestres e Conselheiros - 3º Fórum Agentes do Patrimônio e 1º Simpósio Municipalização do Patrimônio e o Desafio da Educação Patrimonial.

O objetivo do fórum é discutir experiências de municipalização do patrimônio, reunindo anualmente agentes municipais que formulam e gerenciam as políticas de preservação e os pesquisadores dos diversos programas de pós-graduação no Brasil, afim de realizar uma avaliação do processo de municipalização no país, suas premissas, instrumentos, arranjos institucionais, resultados e possibilidades de financiamento.

Também será abordada a educação patrimonial, ação de fundamental importância para que a causa do patrimônio seja cada vez mais difundida.

São Carlos participará fazendo um balanço sobre as ações na área de patrimônio, abordando diferentes aspectos e projetos que são desenvolvidos pela Fundação Pró-Memória.

Serão apresentados os seguintes projetos: "São Carlos, dez anos de políticas públicas para preservação do patrimônio cultural: 2001-2011", cuja intenção é apresentar a criação e consolidação de uma estrutura para gestão do patrimônio cultural no âmbito municipal, a organização de um arcabouço legal e os projetos para recuperação da área central, garantindo um espaço urbano com maior qualidade.

O outro projeto será o "São Carlos de Todos Nós: educação para preservação de bens materiais e imateriais do Município", que pretende aproximar o ensino formal do ensino informal, levando a educação patrimonial às salas de aula e as crianças e jovens a conhecer a cidade onde vivem e as referências patrimoniais do Município.

Por fim, o projeto "Percursos, conhecendo e preservando o patrimônio cultural de São Carlos", que tem por objetivo identificar os imóveis declarados de interesse histórico-cultural, permitindo que a população e os visitantes que chegam à cidade conheçam o patrimônio arquitetônico do município.

O fórum tem como público alvo os diversos agentes do patrimônio - membros dos conselhos municipais do patrimônio, educadores e demais profissionais envolvidos com a temática da educação patrimonial, além de pesquisadores e estudantes das áreas ligadas à preservação do patrimônio.

Ainda durante o evento será lançada a cartilha "Fundo Municipal de Cultura", que discutirá como operacionalizar este importante mecanismo de financiamento do patrimônio.

Para a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, participar deste fórum possibilitará a interlocução de São Carlos com outros municípios. "A UFMG, organizadora do evento, é uma das universidades que mais vem se debruçando sobre o tema patrimônio e essa será uma rica oportunidade para compararmos nossas ações com a de outras localidades, avaliarmos os caminhos que temos traçado e buscar soluções para aprimorarmos o trabalho que tem sido desenvolvido", declara Ana.

Leia Também

Últimas Notícias