terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Passeios e pedágios marcaram a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência

20 Set 2019 - 19h33
Passeios e pedágios marcaram a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência -

Um passeio para conhecer a história de São Carlos e pedágios de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência marcaram a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, em São Carlos. As ações foram realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorado neste sábado, dia 21 de setembro. A data foi oficializada em 2005, pela Lei Nº 11.133, mas o dia já era comemorado desde 1982, como meio de garantir a integralização das pessoas com deficiência na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Em São Carlos, a semana começou na terça-feira (17/9), com a realização de dois pedágios: um na avenida São Carlos esquina com a Geminiano Costa e outro na avenida São Carlos esquina com a XV de Novembro.

Já na quarta, quinta e sexta-feira, 90 deficientes das instituições Paralelo, APAE, Acorde e MID participaram de passeios na Fazenda Conde do Pinhal, onde conheceram um pouco da história da cidade.

“A Secretaria sempre busca a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Durante toda a semana, desenvolvemos ações para essa inclusão. Seja na divulgação dos direitos não só para os deficientes, mas também para o conhecimento de toda a sociedade. Ou em ações inclusivas, como o passeio na Fazenda Conde do Pinhal. Só dessa maneira vamos garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados”, contou o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes.

Ainda segundo ele, a formação também é uma das metas da secretaria. “Hoje, também buscamos a formação profissional dos deficientes para que eles possam assumir os postos de trabalhos oferecidos nas indústrias da cidade através de uma preparação melhor e assim ter uma vida mais digna, serem cidadãos”, completa ele.

 

NOVO ENDEREÇO: Para melhor atender as pessoas com deficiências e mobilidade reduzida, a Secretaria mudou de prédio. O atendimento já está sendo realizado na rua Campos Salles, 2.075, no bairro Estância Suíça.

 

Leia Também

Últimas Notícias