quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Parque Ecológico registra o nascimento de mais 2 ursos

22 Set 2011 - 16h58
0 - 0 -

A comemoração do nascimento de mais dois filhotes de ursos-de-óculos reproduzidos em cativeiro no Parque Ecológico de São Carlos aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), na Sala Antônio Massei, no Paço Municipal.

Foi realizada a exibição de um vídeo com trechos da rotina desses animais que só deverão ficar expostos ao público a partir de janeiro.

Durante a comemoração estiveram presentes, o prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, o administrador do Parque Ecológico e biólogo, Fernando Magnani, o diretor de Defesa e Controle Animal, Jilverson Moraes, entre outros funcionários da secretaria, do Parque Ecológico e da Prefeitura.

"É uma satisfação muito grande comemorar o nascimento de mais dois ursos no nosso Parque, um dos locais mais bonitos e visitados de São Carlos", comentou o prefeito Oswaldo Barba.

O prefeito destacou que a Prefeitura tem dado todo a atenção para o Parque, que se transformou em importante ponto turístico da cidade e se viabiliza, cada vez mais, como um local de educação ambiental. "Investimos R$ 1,5 milhão por ano no Parque com o objetivo de melhorá-lo cada vez mais", salientou Barba.

Os dois filhotes de ursos-de-óculos (ou urso andino) nasceram no dia 12 de junho deste ano, e ainda estão reclusos, somente em contato com a mãe (sem exibição para o público). Os filhotes são filhos do casal da espécie que há 15 anos está se reproduzindo no Parque. Os irmãos ursos estarão disponíveis para visitação a partir de janeiro.

Com esses dois, o local completa o décimo filhote reproduzido em cativeiro. Os outros oito estão em zoológicos de Curtiba, Ribeirão Preto, Sapucáia do Sul e Salvador. O Parque foi pioneiro no Brasil na reprodução dessa espécie ameaçada.

A gestação de um urso-de-óculos dura de seis a sete meses, nascendo no máximo três filhotes. É um animal solitário, com hábitos noturnos e crepusculares, que vive nas copas das árvores e que não hiberna. Seu comportamento é tranquilo com o homem, exceto em caso de fêmeas que consideram as suas crias ameaçadas.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/pesc_ursooculos007_s300.jpgVeículo
Durante o evento também foi realizada a entrega de um veículo Currier Flex 1.6 para o Parque Ecológico. A aquisição foi feita com verba obtida por meio de emenda parlamentar dos vereadores de São Carlos: Laíde Simões, Equimarcílias Freire e Robertinho Mori, que também prestigiaram o evento na manhã desta quinta-feira.

Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna"
Com um público de aproximadamente 150 mil pessoas por ano, o Parque Ecológico de São Carlos completou 35 anos em setembro deste ano. Como comemoração foi inaugurada a Casa dos Seres da Noite, que reúne morcegos, corujas e outros animais noturnos. No dia 12 de outubro a novidade para a população será inaugurar o recinto Planície Patagônica, que possui, inclusive, um pinguinário.

Outra atração será o Ciclo de Palestras que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, com o tema "A extinção no passado e no presente e perspectivas para o futuro". A programação pode ser consultada no site da Prefeitura.

O Parque está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 02 - Espraiado (ao lado da UFSCar) e permanece aberto para visitação pública gratuitamente de terça-feira a domingo, das 8h00 ás 16h30. Mais informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 e pesc@pesc.org.br

Leia Também

Últimas Notícias