sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Parque Ecológico redobra cuidado com os animais neste período

01 Out 2012 - 16h38
0 - 0 -

A oscilação frequente de temperatura neste período, de transição do inverno para a primavera, requer que a equipe de tratadores e profissionais do Parque Ecológico de São Carlos redobre seus cuidados com os animais que ali vivem.

Segundo a administração do Parque as espécies mais atingidas pela oscilação de temperatura são a de animais amazônicos, os répteis e os filhotes de modo geral.

Segundo os biólogos é necessário redobrar a atenção e o cuidado com os animais neste período, pois tanto o calor, quanto o frio, em grande intensidade, podem prejudicar os animais.

Os recintos já são construídos para proporcionar o bem estar do animal em cativeiro, com mecanismos que favoreçam a ventilação do local, por exemplo.

Muitas vezes, a estrutura física do recinto inclui tanque para banho, chuveiro e até equipamento para a nebulização. No caso específico dos pinguins, em seu recinto existe sistema de refrigeração para garantir a esses animais a temperatura ideal de acordo com seu habitat natural.

Outra estratégia utilizada para a manutenção da temperatura em dias frios em alguns recintos é o aquecimento de pedras. É uma estratégia barata e simples. Algumas pedras são aquecidas e deixadas no recinto onde estão as cobras. Elas se encostam nas pedras e naturalmente se aquecem.

Já os filhotes recebem os mesmos cuidados e ainda atenção especial por parte dos tratadores. Atualmente no Parque existem cerca de 20 filhotes de diversas espécies.

O local, que recebe cerca de 5 mil pessoas por final de semana em São Carlos, é considerado referência em reprodução de espécies em extinção em cativeiro.

O PARQUE - Fundado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos tem uma das mais interessantes histórias de zoológicos do Brasil. A área foi uma fazenda que depois se transformou em área pública com a captação de água do Espraiado, fundada no início do século passado. Ainda em bom funcionamento, o local foi piscina pública, abrigou um estande de tiro do Tiro de Guerra e, posteriormente, sediou uma fundação que deu os primeiros passos para a instalação do Parque Ecológico ainda na década de 70. O Parque está aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e domingo e feriados, das 8h às 17h30. A entrada é gratuita.

Outras informações sobre o Parque Ecológico de São Carlos podem ser obtidas pelo e-mail pesc@pesc.org.br ou pelo telefone (16) 3361- 4456.

Leia Também

Últimas Notícias