sexta, 19 de abril de 2024
Educação ambiental

Parque Ecológico recebe alunos de Gavião Peixoto e a primeira turma da visita vip

O local abriga mais de 400 animais da fauna sul-americana, em especial a brasileira

16 Jun 2022 - 06h43Por Redação
Parque Ecológico recebe alunos de Gavião Peixoto e a primeira turma da visita vip - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” recebeu na manhã desta quarta-feira (15/06), os alunos da Escola Estadual Conselheiro de Gavião Peixoto. A visita faz parte do programa de educação ambiental, através do atendimento a escolas com visitas monitoradas, cursos, palestras e exposições, além do lazer contemplativo.

Os alunos do ensino fundamental de Gavião Peixoto fizeram um passeio monitorado pela equipe do Parque e puderam conhecer os recintos que abrigam diversas espécies de animais silvestres, ambientados de acordo com os respectivos biomas como o Cerrado e a Planície Patagônia.

O local abriga mais de 400 animais da fauna sul-americana, em especial a brasileira, como micos leões, dourado, preto e de cara dourada, jaguatiricas, emas, tamanduás bandeira e mirim, iguanas, serpentes de várias espécies, dentre muitos outros animais. Um ponto muito forte é a educação ambiental para aumentar a consciência ecológica e de proteção dos recursos naturais. O Parque também se diferencia no sucesso com a reprodução de várias espécies de animais, como os micos leões dourados, tamanduás e os ursos de óculos.

VISITA VIP

Realizada em comemoração à Semana da Biodiversidade, a ‘Visita VIP’ faz parte da agenda verde em que os participantes previamente agendados são recebidos e podem conhecer os trabalhos e manejos internos realizados pela equipe do Parque Ecológico. Na última terça-feira (14/06) a primeira turma do programa conheceu o setor de nutrição e aprenderam sobre a alimentação dos animais, o setor veterinário onde presenciaram o atendimento a um tamanduá mirim, conheceram o manejo de sol das serpentes e outras atividades. A Visita foi acompanhada pelo biólogo do Parque Ecológico, Luiz Capra.

Para o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o retorno das visitas monitoradas é importante para os alunos e para o trabalho de educação ambiental realizado pelo Parque. “Dessa forma colaboramos com o aumento da consciência ambiental e na preservação dos ecossistemas. Esta prática ocorre porque o Parque possui itens importantes, com um acervo rico da fauna e flora, equipe técnica preparada e fluxo rotineiro de público”, avalia o secretário.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h às 16h30. O agendamento para grupos e escolas deve ser realizado no site da Prefeitura de São Carlos no www.saocarlos.sp.gov.br, no ícone “Agendamentos”.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.

Leia Também

Últimas Notícias