sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Parque Ecológico faz identificação e destinação de serpentes capturadas

07 Mar 2014 - 09h39Por Da Assessoria de Imprensa
0 - 0 -

Uma valiosa e pouco conhecida contribuição que o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos (PESC) oferece à comunidade é receber, identificar, abrigar e destinar as serpentes peçonhentas capturadas na região.
 
Todos os anos, dezenas de Cascavéis (Crotallus d. terrificus), Corais (Micrurus sp.) e Jararacas (Bothrops sp.), capturadas pelo Corpo de Bombeiros, Policia Ambiental e fazendeiros, são recebidas no Parque Ecológico, onde são identificadas por espécies e  encaminhas à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para que sejam destinadas a locais aptos ou que necessitem dessas espécies.
 
Segundo o administrador do Parque Ecológico, o biólogo Fernando S. Magnani, o Parque contribuiu com vários centros de pesquisas como o Butantã e o CEVAP/UNESP, tanto na produção de anti-veneno (soros), como na preservação de espécies de serpentes ameaçadas. “Além disso, o Parque salva vidas quando presta o serviço de identificação rápida da espécie que causou um acidente, para que o tratamento médico seja mais eficiente”, explicou.
 
O Parque, que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2,  é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30. Informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias