sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Parque Ecológico de São Carlos comemora 35 anos

02 Set 2011 - 11h05
0 - 0 -

O Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna", de São Carlos, completa 35 anos no próximo dia 9/9 e para comemorar o aniversário a direção do Parque, junto com a Prefeitura Municipal, programaram uma série de atividades para todos os públicos.

Os eventos comemorativos se estendem de setembro a dezembro, sendo o primeiro no próximo dia 4/9, às 15 horas, com a inauguração da Casa dos Seres da Noite, que reúne morcegos, corujas e outros animais noturnos.
Nos dias 7 e 8/9 haverá uma jornada de palestras no paço municipal, além de uma reunião no dia 15/9 com técnicos e diretores de Jardins Zoológicos do Estado de São Paulo.

Outras atrações estão confirmadas, mas ainda sem data definida como o final de semana de animais silvestres, a capacitação de tratadores de animais e a inauguração do complexo da Planície da Patagônia, que reunirá pinguins, lhamas e alpacas, entre outros animais.

Fundado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos (PESC) possui uma das mais atuantes histórias de trabalho e pesquisa junto aos animais da fauna sulamericana. O local, que já integrou áreas de fazendas e até mesmo abrigou um estande de tiro do Tiro de Guerra local, tornou-se uma fundação destinada à preservação de animais selvagens e à educação ambiental.

Hoje, o local é mantido pela Prefeitura de São Carlos e conta também com várias parcerias privadas, além do apoio da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (Sapesc).

Espécies ameaçadas de extinção na América do Sul conseguiram ao longo do tempo se reproduzirem no Parque. São exemplos disso o urso de óculos, a harpia e várias espécies de micos. Filhotes de São Carlos já foram levadas para outros zoológicos do País. Entre os animais mais raros de serem encontrados hoje em estado selvagem e que despertam maior curiosidade dos visitantes estão os lobos-guarás e as onças (pintada, preta, parda e jaguatiricas).

O Parque Ecológico de São Carlos está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2 -- Espraiado (ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). O recinto permanece aberto para visitação pública, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 8 às 16h30.

Leia Também

Últimas Notícias