quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Paróquia Santo Antônio comemora 75 anos no próximo sábado

29 Jan 2018 - 15h48Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em São Carlos, está celebrando 75 anos de existência. Considerada o cartão postal do bairro Vila Prado, a comunidade vai celebrar, sábado, 3, o "Jubileu de Brilhante" com uma Missa de Ação de Graças.

A celebração terá a presença do Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, e começa às 19 horas. Toda comunidade está convidada a participar dessa festa.

SOBRE A PARÓQUIA

A Paróquia de Santo Antônio de Pádua foi criada pelo decreto de Dom Gastão Liberal Pinto, em 06 de fevereiro de 1943. Inicialmente, a Igreja funcionou em uma pequena casa na avenida Dr. Teixeira de Barros. Em 1943, a capela foi elevada a Paróquia, quando deram início a construção do templo em terreno doado, onde permanece até hoje.

O novo templo foi inaugurado em 1949. Em 1962 o altar-mor foi projetado pelo artista austríaco Karl Unterberg, que também pintou e decorou a igreja, junto com seu pai, que fez as imagens de madeira e os azulejos dos lambris de madeira.

Em 2003, Padre Márcio Gaido assumiu a Paróquia. Em 2008, após reuniões com vários grupos da igreja, conseguiu passar ao Bispo a intenção de restauração do prédio. Angariando fundos com a própria comunidade e com a Prefeitura, em 2010 começaram as obras. Já foram restauradas seis telas. Em fevereiro de 2018, devem ser retomadas as obras de restauração do lambril de frente do altar.

Em 2009, A Igreja Santo Antônio foi tombada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos (Comdephaat). A Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Vila Prado, foi o primeiro patrimônio histórico-cultural de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias