terça, 23 de abril de 2024
Meio ambiente

Parceria com cooperativa pode ampliar coleta de recicláveis em São Carlos

Coopervida conta com 48 cooperados que são responsáveis pelo recolhimento de 100 toneladas de material ao mês

20 Jan 2021 - 15h37Por Redação
Durante visita técnica, secretário Mariel Olmo, falou da importância da ampliação e modernização do local - Crédito: DivulgaçãoDurante visita técnica, secretário Mariel Olmo, falou da importância da ampliação e modernização do local - Crédito: Divulgação

Os secretários de Serviços Públicos, Mariel Olmo e de Trabalho Emprego e Renda, Nino Mengatti, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 20, com a presidente Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (Coopervida), Valdinéia da Silva Françoso, para propor melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos, e consequentemente o aumento do número de cooperados e da coleta de recicláveis no município.

Atualmente a Coopervida conta com 48 cooperados que são responsáveis pelo recolhimento e a destinação correta de 30% de todo material reciclável coletado na cidade, que gira em torno de 100 toneladas ao mês.

Durante a visita técnica realizada na sede da cooperativa, o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, falou da importância da ampliação e modernização do local. “É uma visita para avaliar as condições da cooperativa no cenário atual e o que pode ser investido para o aumento da produtividade e na geração de empregos. Vamos fazer todo o planejamento necessário para que as coisas aconteçam”, enfatizou ele.

Entre os itens necessários para o aumento da coleta seletiva na cidade está a aquisição de esteiras de triagem e melhorias no barracão da sede. “A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda pode disponibilizar esses equipamentos com linha de crédito por meio do Banco do Povo e convênios como o Programa da Economia Solidária. Sendo assim, temos como melhorar todas as condições de trabalho, o número de empregos e a qualidade de vida e renda dos cooperados”, acrescentou Nino Mengatti.

Uma nova reunião está prevista para a semana que vem na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, junto com os técnicos da Economia Solidária. Na ocasião será apresentada pela presidente da Coopervida, uma relação dos equipamentos necessários e infraestrutura para as próximas etapas. “Vamos fazer uma reunião com os cooperados e levar a relação dos itens necessários para o próximo encontro. Essa união é o que precisamos para ampliar e melhorar a coleta seletiva em toda a cidade”, disse a presidente da cooperativa Valdinéia da Silva Françoso.

Leia Também

Últimas Notícias