quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Palestra sobre cometas na Sessão Astronomia deste sábado

13 Set 2012 - 17h21

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 15, será sobre o tema Cometas: o que são, de onde vêm, para onde vão.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas.

O palestrante será João Paulo Monteiro Cruvinel da Costa, da equipe do observatório.

Os cometas são os objetos celestes que mais despertaram temores e superstições no passado, mas hoje geram enorme curiosidade e interesse. Podem ser periódicos, como o cometa Halley, que percorrem uma órbita regular ao redor do Sol. Há também os não periódicos que entram no Sistema Solar interior e em seguida partem para o espaço interestelar. Acredita-se que os cometas vêm de regiões distantes do Sistema Solar, como o Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno, ou da Nuvem de Öpik-Oort, uma concha esférica que envolve o Sistema Solar estendendo-se até a metade da distância até a estrela mais próxima do Sol.

Na sessão deste sábado, o palestrante falará sobre a história da observação dos cometas e as principais características apresentadas por esses belos corpos celestes.

A sessão acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191

Leia Também

Últimas Notícias