sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Palestra orienta gestores da UFSCar no controle de vetores

09 Abr 2016 - 07h18Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Gestores das prefeituras universitárias dos campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e do Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR) da Universidade participaram de uma palestra sobre controle de vetores ministrada pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos, realizada na quarta-feira, dia 6 de abril, no Anexo da Reitoria, área Sul do Campus São Carlos.

De acordo com Denise Scatolini, bióloga e instrutora de campo da equipe de endemias da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de São Carlos, a UFSCar, assim como postos de atendimentos em saúde, dentre outros locais, são consideradas unidades especiais, principalmente pelo número de pessoas circulando no espaço, o que facilita a transmissão do vírus.

Na palestra foram abordadas as doenças transmitidas pelo Aedes (zika, dengue e chikungunya), a proliferação desses vírus no mundo, os criadouros do mosquito, o controle e a identificação desses criadouros.

O prefeito do Campus São Carlos da UFSCar Rogério Fortunato Junior, explicou que a ideia do encontro foi de capacitar os gestores para disseminar essas informações e orientar os servidores. "É importante ter essa orientação por parte da Vigilância Epidemiológica para que nossas ações sejam mais efetivas no controle aos criadouros do mosquito".

Para Gisele Zutin Castelani, prefeita do Campus Araras, a palestra é importante como multiplicador das informações sobre controle de vetores. Segundo Carlos Azevedo Marcassa, prefeito do Campus Sorocaba da UFSCar, as informações passadas na palestra devem ser aplicadas no dia a dia. "Pretendemos, a partir de agora, capacitar nossos gestores no combate ao mosquito transmissor", acrescentou.

Em todos os campi da UFSCar são feitos trabalhos preventivos e informativos no combate ao Aedes. Mais informações sobre a campanha "UFSCar contra Aedes" podem ser consultadas no site www.combateaedes.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias