sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Palestra de orientação sobre cirurgia bariátrica explica opção de tratamento para obesidade

29 Jun 2016 - 10h57Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Nesta quinta-feira, 30, às 19h30, no saguão da Casa de Saúde acontece a palestra de orientação sobre cirurgia bariátrica que atua como tratamento na prevenção e no controle das doenças causadas ou agravadas pela obesidade. O médico especialista João do Nascimento Ortega além de falar sobre as atuais resoluções do Conselho Federal de Medicina - CFM para a realização do procedimento, publicado em novembro de 2015, vai explicar quais as doenças que podem ser motivadas pela obesidade e como a cirurgia pode atuar no tratamento dessas complicações.

O Brasil assim como em todo o mundo, a obesidade tem aumentado significativamente e, por isso pode ser considerado um problema de saúde pública que pode ser tratado, em alguns casos, com a realização de cirurgia bariátrica.

Segundo a resolução da CFM os pacientes que podem se submeter à cirurgia são os que possuem índice de massa corpórea (IMC) acima de 35 kg/m2 e portadores de doenças como diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial entre outras, que se agravam com a obesidade. Além desse perfil as normas estabelecidas determinam ter idade mínima de 18 anos e ter realizado tratamento clínico por meio de dieta equilibrada e exercício físico com acompanhamento de especialista por, no mínimo, dois anos.

Na palestra um dos temas abordados pelos especialistas é em relação a possibilidade de desnutrição, anemia, gravidez no pós-operatório, além das possíveis complicações da cirurgia. Essas são dúvidas frequentes identificadas pela equipe de profissionais apresentadas pelos potenciais candidatos ao procedimento.

Em São Carlos, a Casa de Saúde está devidamente preparada para a realização do procedimento e, para orientar os potenciais candidatos promove palestras gratuitas sobre o preparo pré-operatório, tipos de procedimentos, laparoscopia, pós-operatório, orientação nutricional, benefícios e consequências da cirurgia e, também as possíveis complicações. A Casa de Saúde fica na Rua Sete de Setembro, 3033, no Centro. Informações pelo telefone 3373-2459.

Leia Também

Últimas Notícias