quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Pai alega que filho foi atendido de forma improvisada na UBS do Cidade Aracy

17 Nov 2017 - 14h47Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O pai de um menino de 2 anos entrou em contato com o portal de notícias São Carlos Agora para relatar o que aconteceu com o filho nesta quinta-feira (16), na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Cidade Aracy 2. Ele informou que a criança, com crise convulsiva, foi atendida de forma improvisada na unidade. O fato aconteceu por volta das 14h30.

O técnico em eletrodomésticos, José de Oliveira, 38 anos e sua esposa, a dona de casa, Aline Santos Souza, 23 anos, disseram, que no início da tarde, o filho Marcelo começou a ter crise convulsiva, e com urgência, levaram o pequeno até a UBS.

"Corri atrás de socorro mais próximo", disse o pai que reside na rua Luiz Ferrari, no Planalto Verde. "E aqui só tem a UBS. Cheguei lá, com minha esposa, e só tinha um médico. Ele atendeu a gente por dó, pois as consultas, os atendimentos,  são somente com agendamento", relatou.

O desespero não parou por aí. Segundo o pai, na UBS não havia material necessário para tal atendimento. "Não havia oxigênio para meu filho. Fizeram uma tala de papelão. Para piorar, por várias vezes acionaram o Samu, mas eles demoraram à chegar. Foi muito triste e desesperador"

"Estamos indignados com o descaso na saúde", emendou. "Até quando vai isso?", complementou.

"Mas, queria relatar, que fomos bem atendidos por todos os funcionários. O que pesou, é que eles não tinham condições de um atendimento digno pela falta de material", afirmou".

O menino teria sofrido há aproximadamente 10 dias uma queda no banheiro e sofreu um corte na cabeça. Posteriormente foi a UPA Vila Prado e em seguida ao Hospital Universitário onde passou por Raio X e nada foi constatado.

Quanto ao filho Marcelo, de 2 anos, o pai afirmou que após ser encaminhado à Santa Casa, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passa bem.

NOTA OFICIAL

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal informou através de nota oficial que a UBS realmente não é uma unidade de urgência e emergência. Portanto não é equipada para isso. O procedimento correto é realmente acionar o Samu.

Ainda de acordo com a assessoria, a ambulância do Samu foi acionada 15h05. Porém, todas as ambulâncias estavam em atendimento e como o paciente estava estabilizado e sendo monitorado por médico, o sistema foi regulado e a ambulância chegou 16h03 na UBS.

Leia Também

Últimas Notícias