quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Pacientes em tratamento contra o câncer formam grupo de teatro

20 Ago 2013 - 22h10
0 - 0 -

O curso de teatro destinado a pacientes em tratamento contra o câncer, idealizado pelo Grupo Gaicam (Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama), já está sendo desenvolvido no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”.

A proposta do curso é levar uma mensagem de encorajamento e de luta, para portadoras do câncer: “Queremos que as pessoas encarem a doença de uma forma diferente e o teatro nos proporciona mais qualidade de vida e confiança para dar sequência ao tratamento”, afirma Cláudia Fernandes Batistella, portadora do câncer e idealizadora do curso.

A fisioterapeuta Joelma Carvalho Batista, que acompanha o grupo Gaicam, informa que o teatro é um recurso terapêutico, que ajuda no tratamento das pacientes. Ela diz que o grupo está sendo dirigido pela professora de teatro Márcia Casaburi, que trabalha com exercícios adaptados. “Essas mulheres estão em tratamento oncológico e a proposta é que elas tenham a possibilidade de interagir umas com outras, buscando um pouco de relaxamento e dividindo suas experiências de vida. É um trabalho importante para o tratamento já que as pacientes são pessoas com depressão, focadas no tratamento. Assim, momentos de distração e de entrega ao teatro são fundamentais para que elas obtenham melhores resultados na luta contra o câncer”, explica a fisioterapeuta.

A professora de teatro diz ainda que as reuniões do curso possibilitam que as pacientes deixem os problemas de lado. “Aqui dentro não existe sofrimento, resgatamos o lado lúdico. Buscamos a felicidade dessas mulheres, que são vencedoras e lutadoras por excelência”,

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, prestigiou a aula desta terça-feira (20), e disse que o movimento tem todo o seu apoio. “Como médica sei que atividades como esta são importantes para pessoas em tratamento. Conhecer gente, trocar informações e ideias ajuda muito. Estou à disposição para ajudar no que for possível. Vamos contribuir e incentivar esse projeto”, afirmou Alice Altomani.

Leia Também

Últimas Notícias