sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Pacientes com câncer terão laserterapia bucal gratuita em São Carlos

Serviço é resultado de uma parceria entre o Instituto Sorrir para a Vida, APCD Regional São Carlos, Instituto de Física da USP e MMOptics

20 Jun 2011 - 11h03

Uma parceria inédita entre o Instituto Sorrir para a Vida, a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), o Instituto de Física da USP São Carlos (IFSC) e a empresa MMOptics irá viabilizar o tratamento odontológico gratuito de laserterapia para pacientes com câncer. O objetivo do trabalho, que terá início em cerca de duas semanas, é combater a mucosite, um conjunto de lesões na mucosa bucal que atinge pessoas submetidas a tratamentos radio e quimioterápicos.

  A primeira ação do projeto, iniciada na última terça-feira (14), é capacitar os profissionais - cerca de 30 dentistas - que se inscreveram voluntariamente para realizar a aplicação da laserterapia nos pacientes. A pesquisadora do IFSC-USP, Cristina Kurachi, explica que a Universidade é a responsável pelo treinamento desses profissionais, realizado através de aulas práticas e teóricas sobre o uso do laser no combate à mucosite bucal. "É importante que os cirurgiões dentistas tenham fundamentos científicos básicos sobre a laserterapia. Trata-se de um tratamento coadjuvante para minimizar a dor e o quadro inflamatório associado à mucosite, melhorando a alimentação e a qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico", destaca a pesquisadora.     

  A capacitação dos profissionais e a aplicação do laser na população serão feitos na clínica da APCD Regional São Carlos, entidade que também se incumbiu do "recrutamento" dos dentistas voluntários. Na opinião da presidente da associação, Fabiana Nogueira Toloi Michelin, a parceria instituída oferece um ganho duplo aos sãocarlenses, pois ao mesmo tempo em que melhora-se a saúde dos pacientes com câncer a sociedade ganha com profissionais mais qualificados no mercado. "É uma união de forças que beneficia toda a comunidade", destaca a dentista Fabiana. 

  Sorrir para a Vida

  Idealizadora do projeto em São Carlos, a empresa MMOptics propôs a parceria com as entidades envolvidas após conhecer o trabalho do Instituto Sorrir para a Vida, organização sem fins lucrativos sediada em São Paulo. Responsável pela fabricação do equipamento utilizado na laserterapia, a empresa sãocarlense - que desenvolve tecnologia em parceria com o IFSC-USP - irá doar todos os aparelhos usados durante o projeto. Luciano Bagnato, da MMOptics, destaca que os pacientes diagnosticados com câncer podem se submeter à laserterapia antes mesmo do início das sessões de radio e quimioterapia. "É importante que as pessoas saibam que o tratamento também é eficiente na prevenção da mucosite bucal. Nesse sentido os médicos podem orientar seus pacientes a procurar o serviço", comenta Bagnato.  

Para a diretora do Instituto Sorrir para a Vida, a dentista Marisa Helena de Carvalho, a multiplicação de seu projeto em São Carlos poderá servir de estímulo para que outras cidades passem a aderir à causa. "Acreditamos que através dos cuidados bucais adequados podemos melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, possibilitando maiores chances de recuperação e cura da doença. Dessa forma, o trabalho voluntário da empresa, entidades e profissionais envolvidos nos possibilita fazer a diferença na vida de muitas pessoas", finaliza Marisa.

  A ação da laserterapia na mucosite bucal  

- Com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e biomoduladoras, o laser diminui a dor, trata a inflamação e regenera os tecidos.

 - Em um paciente debilitado, tais processos não ocorrem de forma natural.  - A laserterapia pode ser aplicada antes, durante e após os tratamentos radio e quimioterápicos.  


 Sobre a MMOptics  

Criada em São Carlos em 1998, a MMOptics desenvolve equipamentos para a área da Saúde. A base da inovação tecnológica aplicada pela empresa é agregar a ciência da Biofotônica à óptica-eletrônica. Os aparelhos a base de lasers e LED podem ser aplicados na medicina (tratamentos oncológicos), odontologia, fisioterapia, acupuntura, veterinária e estética.

 

Leia Também

Últimas Notícias