terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Os nomes das ruas da nossa cidade

04 Nov 2010 - 00h25
0 - 0 -

A avenida São Carlos é fácil imaginar porque recebeu esse nome. Quando foi aberta cortava a cidade de norte a sul. Com a construção do prolongamento da avenida, na altura do cemitério Nsa. Sra. Do Carmo, quem era São Carlos virou Luis Augusto de Oliveira, em homenagem ao professor que foi Prefeito e era conhecido como Luisão.

Agora, quem sabe por que a rua, que já foi conhecida como municipal, onde foram instalados o 1º Fórum e cadeia de São Carlos, acabou recebendo o nome de Major José Ignácio?

José Ignácio Camargo Penteado nasceu em 1843 e morreu em 1915. Era um fazendeiro importante da cidade, artista amador e foi o principal mentor e articulardor da elevação de Ibaté de povoado para vila, em 1900.  

Cortando a rua major fica a rua Dona Alexandrina que começou sendo chamada de rua Jatahy, depois virou rua da Palma para só então ser uma homenagem a Alexandrina Melchiades Alkimim, da família da sesmaria do Monjolinho. Foi ela que, quando o marido faleceu, doou parte da sesmaria para a cidade. As casas que antes ficavam ao redor da Catedral apenas começaram a ser construídas em direção as ruas major josé ignácio, sete de setembro, marechal deodoro.

Outra mulher desta época da história da cidade, foi homenageada como nome de rua: é Maria Jacintha. Avó materna do Conde do Pinhal, Maria Jacintha da Natividade também teve uma neta com esse nome: uma das irmãs do Conde do Pinhal chamava-se Maria Pacintha de Meira Freite. A rua Maria Jacintha hoje tem um número considerável de consultórios médicos. Uma coincidência já que um de seus parentes, o dr Carlos Botelho, filho do primeiro casamento do Conde do Pinhal, foi médico e o dono do primeiro hospital particular da América Latina, na cidade de São Paulo.

O primeiro Carlos Botelho apareceu nesta região por volta de 1831 e foi quem pediu a demarcação da Sesmaria do Pinhal. Carlos José Botelho já pensava na formação de uma cidade, mas morreu antes de realizar esse sonho. Seu filho primogênito abraçou essa causa e a cidade começou a ser formada.

E a avenida Comendador Alfredo Maffei, onde estão instalados o Fórum Civil, o Sesc e que termina na rotatória do Cristo é homenagem também a um desbravador: Alfredo Maffei, industrial, era sócio proprietário da indútria Giometti, uma das primeiras a surgir em São Carlos em 1916.

Se você quiser saber a quem a rua onde você mora homenageia procure os arquivos da Câmara Municipal, que fica na rua 7 de setembro 2.078, ou a Fundação Pró-memória, na Praça Antônio Prado, s/n., antiga Estação da FEPASA.

Leia Também

Últimas Notícias