sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Ortega congratula inventor pela conquista da 1ª patente verde do Brasil

02 Jun 2016 - 15h59Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

O vereador Mauricio Ortega (PSDB) apresentou na Câmara Municipal nesta semana uma moção de congratulação à Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos e ao inventor José Renato Dibo pela conquista da primeira patente verde no Brasil, que se diferencia por ser concedida a projetos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

A patente foi obtida por meio da Agência USP de Inovação - Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) graças ao desenvolvimento do projeto titulado "Garrafa e Método de Construção Utilizando Garrafa", cujo principal objetivo é a reutilização de garrafas PET na construção de casas de forma sustentável e com baixo custo.

A pesquisa, de autoria do arquiteto José Renato Dibo, foi realizada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos.

MEIO AMBIENTE

O vereador apontou que a conquista da primeira patente verde chama a atenção para a necessidade urgente da busca de tecnologias e alternativas sustentáveis para o desenvolvimento humano. Ele também destacou que de 30 de maio a 5 de junho comemora-se a semana do meio ambiente, quando ocorrem atividades promovidas por diversas entidades com o objetivo de aumentar a conscientização da população para a preservação do meio ambiente.

"A obtenção da patente reafirma o potencial de inovação dos núcleos de pesquisa aqui sediados, expresso na relevância desse trabalho que prevê o uso de material reutilizado, priorizando a sustentabilidade e a conservação do meio-ambiente", afirmou Ortega.

Leia Também

Últimas Notícias