sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Orquestra da UFSCar realiza Concerto no Teatro Municipal e lança projeto Amigos da Orquestra

16 Jun 2014 - 16h00

No próximo dia 18 de junho, a Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará no Teatro Municipal de São Carlos o concerto de lançamento do Amigos da Orquestra, projeto que tem como objetivo angariar recursos, por meio de contribuições individuais da sociedade civil, para que o grupo possa realizar as suas atividades. O evento, previsto para começar às 20h30, terá entrada gratuita e um repertório composto por músicas brasileiras de diversos estilos.  

A Orquestra Experimental está inserida no programa de Educação Musical do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, e atua no estímulo ao desenvolvimento da cultura musical por meio da prática de conjunto e do domínio de instrumentos. Como o próprio nome diz, ela é um laboratório, um espaço para o estudo das variações e das notas musicais e faz uso de instrumentos como violas, violoncelos, contrabaixo acústico e elétrico, trompetes, trombones, trompas, flautas transversais, clarinetes, saxofones, flautas doces, xilofones, glockenspiel, vibrafones, teclado, bateria e percussão. Sob coordenação e regência da professora Maria Carolina Joly, o grupo é composto por 100 integrantes, entre músicos amadores e profissionais, e já tocou ao lado de inúmeros artistas consagrados, como Dominguinhos, Mozart Terra, Paulo Moura, José Miguel Wisnik e Ivan Vilela, divulgando sua música em diversas cidades brasileiras.

Este ano, a Orquestra foi um dos grupos selecionados para representar o Brasil na 31ª Conferência ISME (International Society for Music Education), que acontecerá entre 20 e 25 de julho em Porto Alegre, RS. Este evento, realizado a cada dois anos em um país diferente, representa uma rede internacional e interdisciplinar de profissionais que lutam para promover o aprendizado musical na sociedade. O grupo realizará dois concertos oficiais na ISME e já está recebendo convites para se apresentar em outros locais da região.

A iniciativa da Orquestra Experimental tem o apoio da UFSCar, Pró-reitoria de Extensão (ProEx) e Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI•UFSCar). Mais informações sobre suas atividades podem ser obtidas no site do grupo, em www.orquestra.ufscar.br ou pelo e-mail orquestra@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias