quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Operadores da ETA recebem treinamento para uso de nova tecnologia de desinfecção da água

11 Mar 2015 - 19h55
0 - 0 -

Operadores e técnicos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza, localizada à Avenida Dr. Carlos Botelho, participaram na manhã desta quarta-feira (11) de uma capacitação para conhecer o funcionamento dos novos equipamentos geradores de cloro recentemente adquiridos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos.

Com investimento de cerca de R$380 mil, a tecnologia consiste na geração de cloro a partir do sal (Cloreto de Sódio – NaCl) e no controle rigoroso da dosagem de cloro e de flúor. Segundo o presidente da autarquia, Sérgio Pepino, o novo equipamento produz e aplica o produto de forma segura, econômica e sustentável, atendendo às exigências da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde e, atualmente, é uma das tecnologias mais avançadas para a desinfecção da água por cloro.

O treinamento foi coordenado por representantes da empresa Hidrogeron, fornecedora dos equipamentos, e para Leila Jorge Patrizzi, gerente de operações de tratamento de Água e Esgoto do SAAE, além dessa capacitação familiarizar os servidores à nova tecnologia é uma forma de aproveitar melhor os recursos oferecidos pelo equipamento. “É a maneira que encontramos para aperfeiçoar a operação, desde o início de sua atuação”, complementou.

Para receber os equipamentos, a autarquia fez adequações físicas nas dependências da ETA Vila Pureza, seguindo normas de segurança, e foi desenvolvido um planejamento para a melhor utilização da tecnologia, considerando a sustentabilidade ambiental.

O cloro é o produto responsável pela remoção das bactérias, protozoários e vírus existentes na água. Os novos equipamentos garantirão a desinfeção de 45% da água consumida em São Carlos, provenientes das capitações superficiais do Monjolinho e Ribeirão Feijão.

Leia Também

Últimas Notícias