sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

OP Educa entrega propostas à Prefeitura

28 Set 2010 - 19h07

Na manhã desta terça-feira (28) os integrantes do OP Educa entregaram nas mãos do prefeito Oswaldo Barba e da vereadora Laíde das Graças Simões, as propostas votadas na Plenária da Cidade pelos alunos das 54 unidades escolares das redes Municipal, Estadual e Privada e demais entidades que participaram do OP Educa, como o grupo de música da Universidade da Terceira Idade (UATI).

O evento teve a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da coordenadora do OP e Relações Governo Comunidade, Géria Montanar, da responsável pelo OP Educa, Silvana Furtado, e dos vereadores Laíde Simões e Ronaldo Lopes.

Para apresentar as propostas ao Poder Executivo e Legislativo os alunos participaram de uma plenária regional e outra da cidade onde puderam analisar e votar as propostas que seriam diretrizes para entregar ao Prefeito.
O OP Educa é um programa que visa estimular e praticar a cidadania nas crianças, bem como, ensiná-los a definir prioridades. “O objetivo do OP Educa é desenvolver a cidadania desde a infância, alcançando famílias, passando pela sensibilização quanto a seus direitos e deveres e da possibilidade de construir uma cidade melhor”, explica Géria.

Durante o evento, os alunos apresentaram suas diretrizes, que reivindicava mais segurança nas travessias de pedestre na região das escolas, ações que promovam acessibilidade dentro das unidades escolares e outros equipamentos públicos, desenvolvimento de programas que promovam a intensificação da arborização urbana e uma atenção especial para encontrar soluções quanto ao descarte irregular de lixos em terrenos baldios.

Após as diretrizes apresentadas, o prefeito parabenizou os alunos. “Quando tivemos a proposta de criar o OP Educa achei difícil, mas ao ver o empenho de todos para que ele fosse realizado e seus bons resultados, fiquei encantado. Hoje, fico muito contente com a participação de todos, principalmente das crianças, pois são elas que futuramente estarão comandando essa cidade”, declara.

O OP Educa é um programa desenvolvido pela Prefeitura por meio da Coordenadoria do Orçamento Participativo e Relações Governo e Comunidade. Atualmente conta com a participação de 5.800 alunos e 500 educadores.

Leia Também

Últimas Notícias