quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Ônibus que faz transporte interno na UFSCar foi adaptado

10 Ago 2011 - 15h55
0 - 0 -

Atendendo a reivindicações da população e alunos que se deslocam pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o prefeito Oswaldo Barba fez gestão junto à empresa Athenas Paulista, concessionária do transporte coletivo de São Carlos, para que instalasse um elevador para cadeirantes no ônibus que faz o transporte interno dos usuários do transporte coletivo.

A UFSCar fez a aquisição do elevador e a concessionária do transporte coletivo fez a instalação do equipamento no ônibus, que foi entregue nesta quarta-feira (10). O prefeito e a primeira-dama Cidinha Duarte,  o vice-reitor da UFSCar, Pedro Galett Júnior, o diretor da Athenas Paulista  Miguel Cimatti e o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro estiveram na UFSCar para a entrega do ônibus.

"A adaptação no ônibus vai ser importante para o transporte da população, em especial dos portadores de deficiência que realizam procedimentos de saúde na Unidade Saúde Escola (USE) e também dos alunos da UFSCar, por isso queremos agradecer a empresa por ter atendido mais essa solicitação da Prefeitura que tem como meta humanizar cada vez mais o atendimento aos usuários do transporte coletivo da cidade", disse o prefeito Oswaldo Barba.

O prefeito lembrou que atualmente a frota do transporte coletivo da cidade oferece 22 ônibus adaptados para portadores de deficiência, além de 4 micro ônibus que faz o transporte porta a porta e 1 van.

"Os investimentos da empresa têm ajudado a melhorar a qualidade do transporte coletivo na cidade e São Carlos se antecipa ao atendimento da legislação federal, decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes", ressaltou.

"A Universidade agradece à Prefeitura e à empresa por essa iniciativa. Certamente os estudantes e a população que utilizam esse veículo ficarão agradecidos", disse o vice-reitor da UFSCar.

Em julho deste ano a cidade também ganhou 10 novos ônibus com câmbio automatizado (sem embreagem), totalmente acessível (elevador para cadeirantes, bancos para obesos e idosos), lotação 81 passageiros (40 sentados e 41 em pé), um investimento de R$ 2,8 milhões.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/5-onibus-adaptado-2_site_s300.gifNúmeros - A Prefeitura transporta diariamente na cidade 45 cadeirantes e faz um percurso de 350 quilômetros. São Carlos tem 309 portadores de deficiência cadastrados que utilizam o serviço com horário marcado.

A cidade opera hoje 55 linhas regulares e 170 especiais - em média 50 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente nos dias úteis.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na gestão do prefeito Oswaldo Barba já foram entregues 23 novos ônibus - 13,5 % de renovação da frota - 12 deles em fevereiro/2009, 1 micro ônibus em maio 2011 e 10 em 1º de julho deste ano.

Horários do ônibus interno da UFSCar - De segunda a sexta-feira das 7h40 às 22h40, partindo da entrada da UFSCar no ponto próximo à reitoria para a área norte USE - toda hora certa, hora e 20 e hora e 40. A linha é gratuita.

Leia Também

Últimas Notícias