quinta, 28 de março de 2024
Cidade

ONG Veredas Caminho das Nascentes apresenta projeto para construção de parque linear

10 Nov 2017 - 20h36

A ONG Veredas Caminho das Nascentes apresentou na última quinta-feira (10), no auditório do SESC, ao vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali e ao secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, um projeto para a construção de um parque linear ligando a região do kartódromo à rotatória da Miguel Petroni com a avenida Bruno Ruggiero Filho.

Os Parques Lineares são obras estruturadoras de programas ambientais em áreas urbanas, sendo muito utilizados como instrumento de planejamento e gestão, buscando conciliar tanto os aspectos urbanos e ambientais como as exigências da legislação e a realidade existente. Eles se constituem de áreas lineares destinadas tanto à conservação como à preservação dos recursos naturais, tendo como principal característica a capacidade de interligar fragmentos de vegetação e outros elementos encontrados em uma paisagem, assim como os corredores ecológicos. Porém, neste tipo de parque têm-se a agregação de funções de uso humano, expressas principalmente por atividades de lazer, cultura e rotas de locomoção não motorizada, como ciclovias e caminhos de pedestres.

De acordo com Giuliano Cardinali o projeto será analisado pela sua pasta e os custos levantados. "Eles pediram ajuda do poder público para viabilizar o projeto, portanto como temos recursos, cerca de R$ 1 milhão, no Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e que podem ser usados em intervenções ambientais e plano de arborização, vamos analisar com os membros do Fundo a viabilização desse projeto", explicou o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O projeto foi desenvolvido por professores da USP a pedido da ONG Veredas Caminho das Nascentes e foi apresentado pelo coordenador da Organização, Cristian Foltz e pelo professor e ambientalista Benjamin Mattiazzi.

Também acompanharam a apresentação do projeto o diretor de Turismo da Prefeitura, Daniel Moreira e o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero.

 

Leia Também

Últimas Notícias