quinta, 28 de março de 2024
Cidade

ONG Ramudá inaugura Ponto de Cultura no próximo dia 26

22 Out 2012 - 18h00
0 - 0 -

Na próxima sexta-feira (26), a partir das 19h, a Ong Ramudá - Ramos que Brotam em Tempos de Mudança, localizada na rua Treze de maio, 3.392, na Vila Faria, inaugura o ponto de cultura "Encontralhaços".

A Ong Ramudá, em atividade desde de 2001 em São Carlos, celebrou convênio com o Ministério da Cultura (MinC), junto a outros sete Pontos de Cultura da cidade, através do Programa Cultura Viva, um programa nacional que visa estimular a cultura e cidadania, fortalecendo redes de gestão no setor cultural. No período de 2004 até 2011, o Programa Cultura Viva apoiou a implementação de 3.670 Pontos de Cultura, presentes em todos os estados do Brasil, alcançando cerca de mil municípios. A rede municipal dos Pontos de Cultura de São Carlos está sendo estabelecida com a intermediação da Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos.

Na inauguração do Ponto de Cultura "Encontralhaços", a Companhia Solar da Mímica apresentará o espetáculo "De Molière Para Uanderful-li" (espetáculo de clown e mímica ativa) trabalhado com base na simplicidade cênica, buscando uma maior presença do ator.

Em cena uma atriz, uma barraca de tule que representa seu pequeno mundo e alguns objetos espalhados, estes elementos são o suficiente para a realização de uma hora de espetáculo, hora na qual a personagem se encontra perdida no tempo, estrangeira de tudo, até que se vê diante de um "nariz" que lhe mostra um "outro" mundo, uma outra forma de ver as coisas, percebendo então que não está perdida, mas dançando entre tantas lembranças.

Dessa descoberta tem inicio a sua jornada pelo passado, lugares por onde ela transitava sem imaginar o quanto estes lugares a tinham marcado, mudado suas escolhas, direções e destino. Sempre em cumplicidade com a plateia, a personagem consegue revivenciar suas lembranças, mas também arrancar lembranças escondidas em tantos cantinhos de todos nós.

"De Molière Para Uanderful-li" é resultante das pesquisas realizadas no Solar da Mímica, entrelaça as técnicas do clown e da mímica ativa num espetáculo destinado a todas as idades. De crianças a partir de 5 anos a adultos de 120, todos são convidados a vivenciar a narrativa de uma mulher que conta sua estória através de suas lembranças de infância e interage com o público do início ao fim. O espetáculo conta com a interpretação solo da atriz Vanderli Santos e direção de Alberto Gaus.

Além da apresentação do espetáculo "De Molière para Uanderful-li", acontecerá, no sábado (27), das 8h às 18h, a Oficina "Como Pensa o Palhaço?!" com Alberto Gaus, abordando o pensamento do clown ativo (a partir de exercícios individuais e em grupo, de conscientização corporal e jogos de improvisação).

As atividades serão gratuitas exigindo-se, no entanto, inscrição antecipada para participação na oficina, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria.ramuda@hotmail.com (assunto: inscrição oficina), através de ficha de inscrição disponibilizada pela Ong Ramudá.

Leia Também

Últimas Notícias