sexta, 19 de abril de 2024
Coordenação é em São Carlos

Olimpíada Brasileira de Robótica recebe mais de 200 mil inscrições

15 Jul 2019 - 10h32Por Redação
Olimpíada Brasileira de Robótica recebe mais de 200 mil inscrições - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Mais uma vez a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) superou as expectativas e recebeu mais de 200 mil inscrições de todo o País para a edição deste ano. A OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, disseminar, incentivar e divulgar a robótica pelo Brasil. A coordenação nacional do evento está sediada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A OBR possui duas modalidades - prática e teórica - voltadas tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto ao público de escolas que já promovem a área. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo território brasileiro. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas.

Em 2019, o total de inscritos na modalidade teórica é de 181.327 alunos de 2.151 escolas, sendo 1.250 públicas e 901 privadas. Já na modalidade prática, foram 23.625 inscrições oriundas de 1.906 escolas (1.005 públicas e 901 privadas). Em termos geográficos, os estados com maior número de inscritos na modalidade teórica são Ceará, São Paulo e Rio Grande do Norte. Na modalidade prática, São Paulo lidera seguido por Pernambuco e Paraíba.

Participam da Olimpíada estudantes de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio ou Técnico. Os eventos das etapas regionais e estaduais estão acontecendo até o mês de setembro e o público está convidado a assistir e torcer. A entrada é gratuita. A etapa nacional acontece de 22 a 26 de outubro em Rio Grande (RS). A programação completa pode ser conferida no site da OBR (em www.obr.org.br).

A Coordenadora Nacional da OBR 2019, a professora Tatiana Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, após participação na Comissão de Arbitragem da Robocup 2018 (Montreal) e na Robocup 2019 (Sydney), foi convidada a compor o Comitê de Organização da Robocup 2020, que será realizada em Bordeaux, na França.

Mais informações podem ser obtidas no site www.obr.org.br e no Facebook (www.facebook.com/OBRobotica).

Leia Também

Últimas Notícias