quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Oficinas ensinam moradores de rua a produzir revista

05 Out 2010 - 17h36

Em São Carlos, os moradores em situação de rua estão participando de uma atividade diferente no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Eles estão vivendo a experiência de ser “repórter por um dia”.

Com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Prefeitura de São Carlos está desenvolvendo um projeto que propõe a realização de algumas oficinas sobre técnicas jornalísticas para moradores em situação de rua.
Aproveitando as habilidades de cada usuário, os profissionais do CREAS estão incentivando os alunos a produzirem textos, entrevistas, tirar fotos e fazer ilustrações. O resultado deste trabalho será a produção de uma revista feita por “inúmeras mãos”.

De acordo com o chefe da Divisão de Políticas de Atendimento a População em Situação de Rua, Luciano Freitas de Oliveira, as oficinas são realizadas as segundas e terças-feiras no CREAS e nas ruas de São Carlos e atraem cerca de 40 moradores em situação de rua. “Em cada oficina participam aproximadamente 20 pessoas. É importante destacar que não são sempre as mesmas pessoas. Varia muito de acordo com a oficina”.

Luciano explica que as atividades desenvolvidas são diferenciadas. “Alguns usuários estão produzindo poemas, outros estão fazendo fotos e ilustrações, outros estão fazendo entrevistas e outros participam respondendo estas entrevistas que estão abordando temas como a realidade dos moradores em situação de rua”.

As oficinas são ministradas por uma equipe composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, diagramador e duas pessoas na área de inclusão produtiva. “É importante destacar que o objetivo destas oficinas não é capacitá-los, mas promover o trabalho em grupo e a reflexão sobre a situação de rua. Este trabalho está sendo muito positivo porque consegue envolver todos os usuários do CREAS”, finalizou Luciano de Oliveira.

Leia Também

Últimas Notícias