sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Oficina Cultural inicia inscrições para a programação de férias

04 Jan 2013 - 13h58

Iniciam-se nessa segunda feira, dia 07 de janeiro, as inscrições para as oficinas das férias, na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. A preocupação fundamental da produtora cultural da Oficina, Juliana Tessarin, foi a de buscar atividades que permitam ampliação de percepções e habilidades na fruição de atividades artísticas, sem perder de vista o fato de que sejam oferecidos, no período de férias, cursos que sejam divertidos e que atendam todos os públicos. Isso inclui, com certeza, as crianças e jovens.

Nada se parece mais com as férias do que viver a aventura do circo! A criançada aprenderá, na Oficina de Circo para Crianças, diversas modalidades circenses nesta vivência, com jogos e brincadeiras lúdicas como corda, diabolô, ioiô chinês, bambolê, rola-rola, entre outros.

Na terça feira, dia 21 de janeiro, o Grupo TPK apresentará a peça infantil Mágica na Oficina. Vestidos com figurinos contemporâneos e maquiagens suaves, Tatá, Verde e Palhaçadinha transformam pequenas histórias do cotidiano em situações absurdas e hilariantes. O palhaço mágico Juninho Lelê, em clima de brincadeira, conduzirá a plateia pelo fabuloso mundo da prestidigitação e do ilusionismo

Na fotografia, o mais pedido dos cursos é o de iniciação em foto digital: é o que fará a oficina de Bê Caviquioli. Na oficina Iniciação em Fotografia Digital com Máquinas Compactas, Caviquioli mostra como os equipamentos fotográficos disponíveis no mercado, mesmo os mais simples, oferecerem recursos tecnológicos que chegam a ser surpreendentes. O objetivo desta atividade voltada a iniciantes é demonstrar as possibilidades técnicas das câmeras compactas e transmitir noções dos elementos da linguagem fotográfica, de composição e luz.

Na música, acompanhado de violão e de inúmeras histórias, Rogério Bastos faz a Oficina o Beabá da Bossa Nova. Atividade que propõe a todos os apreciadores de música uma viagem pelo universo da Bossa Nova em suas dimensões musicais, existenciais e comportamentais, desde seu início nos anos 1950 até seus frutos contemporâneos.

Atendendo a muitos pedidos, realizaremos oficina teatral para crianças e pré-adolescentes. Essa Oficina (Vamos Jogar o Jogo?) baseia-se na ideia norteadora da vivência dos jogos teatrais e suas técnicas, de acordo com o sistema criado por Viola Spolin. A dinâmica constrói-se a partir da identificação do jovem ator como participante de um jogo cênico onde, estimulado em um ambiente prazeroso e acolhedor, acabará por desenvolver diversas habilidades, envolvido pela poética teatral.

Ainda no Teatro, mas para jovens e adultos, teremos a Oficina de Jogos Cênicos e Teatro de Rua. Por meio de exercícios e jogos com base nos estudos de Augusto Boal, encenador que propõe um trabalho libertário a partir do imaginário da sociedade e dos elementos reais do cotidiano, esta oficina tem o objetivo de mostrar ao ator, e também a aqueles que querem se expressar artisticamente, que o teatro é uma construção acessível e está ao alcance de todos.

A lista completa de oficinas segue abaixo. Todas as atividades são gratuitas. A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda localiza-se na Rua São Paulo, 745. O horário de funcionamento é das 13 às 22 horas, de segunda a sexta feira; das 13 às 18 horas, nos sábados. O telefone é 3372 8882. E o e-mail é sergiobuarquedeholanda@oficinasculturais.org.br.

Lista de Oficinas

OFICINA CULTURAL SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

PROGRAMAÇÃO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013

OFICINA DE CIRCO PARA CRIANÇAS
Coordenação: Estação do Circo
23/1 a 1/2 - quarta a sexta; segunda a sexta-feira - 13h às 17h
Público: crianças entre 8 e 12 anos
Inscrições: 7 a 18/1
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

ESPETÁCULO INFANTIL: MÁGICA NA OFICINA
Cia. TPK
22/1 - terça-feira - 14h às 16h
Indicação: livre
200 lugares

FOTOGRAFIA
OFICINA: INICIAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL COM MÁQUINAS COMPACTAS
Coordenação: Bê Caviquioli
22/1 a 19/3 - terças-feiras - 18h45 às 21h45
Público: iniciantes a partir de 12 anos, que possuam câmeras compactas
Inscrições: 7 a 18/1
Seleção: entrevista na primeira aula
30 vagas

MÚSICA
OFICINA: O BEABÁ DA BOSSA NOVA
Coordenação: Rogério Bastos.
5/2 a 14/3 - terças e quintas-feiras - 18h45 às 21h45
Público: interessados no tema a partir de 16 anos
Inscrições: 7/1 a 1/2
Seleção: carta de Interesse
15 vagas

TEATRO
OFICINA: VAMOS JOGAR O JOGO? - JOGOS TEATRAIS PARA CRIANÇAS
Coordenação: Gabriela Motta.
23/1 a 5/2 - segunda a sexta-feira - 14h às 17h
Público: crianças e pré-adolescentes entre 7 e 14 anos
Inscrições: 7 a 18/1
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

OFICINA: JOGOS CÊNICOS DE AUGUSTO BOAL E TEATRO DE RUA
Coordenação: Arilson Gallo
21/1 a 2/2 - segundas a sextas-feiras - 18h45 às 21h45
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 7 a 18/1
Seleção: carta de interesse
30 vagas

OFICINA CULTURAL SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
Rua São Paulo, 745 - Centro - São Carlos (SP).
Fone: (16) 3372-8882 / 3372-9624.
e-mail: sergiobuarquedeholanda@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 21h30; sábado, das 13h às 18h.

Leia Também

Últimas Notícias