quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Observatório volta a atender visitas escolares após pausa devido à pandemia

Agendamento dos grupos deve ser feito com antecedência

26 Mai 2022 - 12h41Por Jessica Carvalho R
Observatório volta a atender visitas escolares após pausa devido à pandemia -

O Observatório Dietrich Schiel do CDCC-USP está novamente aberto para grupos escolares após a pausa necessária devido à pandemia de COVID-19. As atividades presenciais oferecidas pelo Observatório vem sendo retomadas pouco a pouco desde o início do ano, para que as medidas de segurança sejam garantidas. 

A partir do mês de maio, as escolas voltam a ser atendidas pelo Observatório para visitas monitoradas, que têm duração de até duas horas e são compostas de três partes:

  • Parte 1: palestra com duração de cerca de 30 minutos, com tema a ser escolhido no formulário de atividades.
  • Parte 2: dispositivos didáticos de Astronomia (no máximo três) espalhados pelo prédio e imediações que complementam ou adicionam conteúdo, sendo a escolha também feita a partir do formulário de atividades.
  • Parte 3: observação segura do Sol com telescópio, no caso da visita diurna, ou a observação de outros astros na visita noturna. Lembramos que as observações são dependentes de condições meteorológicas favoráveis.

Para saber mais sobre a visita, confira o roteiro em pdf clicando aqui. Ou assista aos vídeos abaixo, lembrando que alguns dispositivos podem estar suspensos devido à medidas sanitárias.

As visitas devem ser agendadas pelo telefone: (16) 3373-9191 de terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os seguintes dias e horários são disponibilizados para o atendimento:

  • Terças-feiras: 14h
  • Quartas-feiras: 9h
  • Quintas-feiras: 19h30

Para confirmar a reserva, será necessário o preenchimento de um formulário que será enviado ao responsável pelo agendamento por e-mail. Serão permitidos grupos de até 40 pessoas. Para um número maior, serão necessários agendamentos de mais dias. A realização da atividade dependerá de condições meteorológicas favoráveis. Clique aqui para saber mais sobre as visitas escolares.

Outras atividades 

Além das visitas escolares, outras atividades do Observatório já foram retomadas e são oferecidas ao público em geral. Confira a seguir.

  • Observação do Céu Noturno

Essa atividade é oferecida aos sábados e domingos à noite, a partir das 20 horas. Nela, as principais constelações e astros da noite podem ser observados a olho nu e através de telescópios, com o acompanhamento e explicações por membros da equipe do Observatório. Clique aqui para saber mais.

  • Domingo Solar

No último domingo de cada mês, das 14h às 16h, o observatório abre suas dependências para a observação do Sol de maneira segura por meio de equipamentos especiais desenvolvidos para esse tipo de observação. Clique aqui para saber mais.

Importante: para participar de qualquer uma das duas atividades, é necessário o uso de máscara e apresentação da carteirinha de vacinação com ciclo vacinal completo contra COVID-19, além do agendamento pelo telefone: (16) 3373-9191 de terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. O oferecimento das atividades dependem de condições meteorológicas favoráveis. 

Além das atividades semanais, o Observatório costuma oferecer cursos à comunidade. É o caso do curso de Introdução à Astronomia, em andamento, e oferecido ao público em geral duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. 

Também há o curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, finalizado neste mês, cujo público é um pouco mais restrito: alunos do Ensino Fundamental 2.

Para saber mais sobre os temas oferecidos nos cursos, clique aqui.

Leia Também

Últimas Notícias