sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Obras contra enchentes em São Carlos dependem do Governo do Estado e DNIT

14 Mar 2011 - 11h03
Secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, falou sobre o problema das enchentes - Secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, falou sobre o problema das enchentes -

Devido à forte chuva que caiu na tarde deste sábado (12) em São Carlos, vários locais acabaram inundados, trazendo muitos prejuízos aos moradores, comerciantes e a toda população da cidade.

Veja galeria de fotos da enchente

O córrego do Mineirinho, na rotatória do Cristo, transbordou e as avenidas ficaram totalmente cobertas pela água. Muitas pessoas ficaram ilhadas e veículos ficaram submersos. A situação mais dramática foi a de passageiros que ficaram ilhados em um ônibus. Eles foram resgatados pela Polícia Militar e Defesa Civil.

Uma cena antes nunca vista na cidade acabou chamando atenção da mídia nacional e da própria população. São Carlos, uma cidade com mais de 200 mil habitantes, começa a sofrer com problemas de grandes cidades.

De acordo com informações, no sábado choveu 65 mm durante 45 minutos na cidade.  O grande problema nessa área é a situação do Córrego Monjolinho que cruza com o Córrego do Gregório.  A abertura para vazão dessa água é hoje de 12 metros quadrados sendo que o ideal é de 24metros quadrados.

Região da rotatória do Cristo ficou completamente alagada

Para fazer a obra de alargamento do local, o prefeito Oswaldo Barba juntamente com o deputado federal Newton Lima irão à Brasília para mostrar a situação e os problemas que a cidade vem sofrendo com as chuvas e tentar sensibilizar as autoridades competentes.

Além desse problema há a linha férrea que também passa no local, dificultando ainda mais essa obra.  A prefeitura não pode mexer no aterro sem a autorização da DNIT, já que ali pertence à América Latina Logística (ALL). O projeto está em análise há algum tempo, mas devido a dificuldades ele não sai do papel.

Em relação ao CDHU, o secretário de Serviços Públicos,  Nivaldo Sigoli, informou  que a prefeitura  está tentando obter recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para fazer no  local uma lagoa de detenção para permeabilização do terreno.  O local não foi ainda regularizado já que a área pertence ao Governo do Estado. A prefeitura pretende conseguir a doação da área, além dos recursos do DNIT e Governo do estado para realização da obra.

De acordo com o secretário,  já no domingo as equipes de limpeza da prefeitura estiveram no local e retiraram 60 m³ de lama, além de árvores, mato e sujeiras deixadas pela chuva.

O serviço de limpeza se estenderá por mais 20 dias até que a situação esteja totalmente em ordem. São Carlos possui ao todo 700 nascentes e 2 córregos que passam na cidade.

Leia Também

Últimas Notícias