sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

O Pianista Artur Cimirro se apresenta neste sábado no Centro Cultural da USP

13 Jul 2012 - 09h10
Pianista Artur Cimirro. (Foto: Divulgação) - Pianista Artur Cimirro. (Foto: Divulgação) -

O projeto Tom Maior convidou o pianista Artur Cimirro para se apresentar no próximo dia 14 de julho, às 19 horas, no auditório do Centro Cultural. No repertório, composições de Cimirro, Michalowski, Chopin, Bizet e Strauss.

Nascido em 30 de Setembro de 1982, Artur Cimirro iniciou seus estudos musicais de forma autodidata; mais tarde fez aulas com o Maestro Leandro Menezes Faber e participou de master-classes com diversos pianistas.

Artur Cimirro tem se apresentado em vários estados do Brasil e em outros países, como Espanha, Alemanha, França, Suíça, Polônia, Bulgária, Austrália e Nova Zelândia a convite de Festivais Internacionais e Universidades de Música.

Em 2008, foi o primeiro estrangeiro a ganhar, na Polônia, o "V Konkurs na Projekt Nagraniowy Zapomniana Muzyka Polska", com o projeto para gravação de CDs com a obra completa do compositor e pianista virtuose Carl Tausig (1841-1871).

Em 2009 a crítica musical da Espanha o comparou aos maiores ícones da música virtuosística para piano, como Liszt, Cziffra e Horowitz. Em 2010 recebeu, no Rio Grande do Sul, o troféu "Bravo - Álvaro Godoy" em reconhecimento à sua trajetória como pianista no Brasil e no exterior.

Em 2011 foi convidado pela Stuart & Sons da Austrália para ser o primeiro brasileiro a fazer uma turnê pela Austrália utilizando os revolucionários pianos Stuart de 102 teclas e 4 pedais fabricados pela empresa. Cimirro preparou um repertório especial e gravou o CD e DVD - "ARTUR CIMIRRO PLAYS STUART & SONS IN TERRA AUSTRALIS".

Em 2012 foi chamado de "A reencarnação de Franz Liszt" pela crítica francesa e compositora Francoise Choveaux, diretora artística do festival de Pennautier.

Ainda neste ano será lançado o CD "Dança da Morte", com algumas das mais importantes obras de Franz Liszt.

Como pesquisador, Artur Cimirro já recuperou cerca de 50 obras consideradas perdidas de diversos compositores de diferentes períodos da história da música, fazendo edições modernas das mesmas com apoio da Schiller und Goethe Archiv (Weimar/Alemanha), Die Bayerische Staatsbibliothek (Munique/Alemanha), Liszt Ferenc Memorial Museum (Budapest/Hungria), Library of Congress (Washington/EUA) , British Library (Londres/Inglaterra), Centro Cultural de Curitiba (Brasil), dentre outros.

Artur Cimirro também é compositor e arranjador e até agora possui um grande número de obras, muitas das quais estreadas na Alemanha, França e EUA. Uma lista completa de seus trabalhos está disponível na sua webpage (www.arturcimirro.com.br).

Atualmente é Editor-Chefe da revista digital de música OPUS DISSONUS (www.opusdissonus.com.br), onde entrevista os grandes compositores de música erudita brasileiros e estrangeiros, dando espaço para os mesmos exporem seus pensamentos e obras da maneira que julgam apropriada, sem as restrições da Mídia de massa, além de escrever artigos sobre arte e divulgar artigos de outros compositores, artistas e críticos.

Evento

Dia: 14 de julho de 2012, às 19 horas
Local: Auditório do Centro Cultural
Acesso ao Centro Cultural pela Rua Dr Carlos Botelho, 1465. Informações pelo telefone 3373-9106 e e-mail cultura.prefeitura@sc.usp.br
Evento Gratuito - Será observada a ordem de chegada.
Apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária
Da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Leia Também

Últimas Notícias