quinta, 25 de abril de 2024
Saúde pública

Núcleo Luz de Figueira apresenta projeto para construção de um hospice em São Carlos

Local oferecerá cuidados paliativos com assistência integral para pacientes que estejam diante de uma doença grave e avançada

07 Jul 2022 - 06h38Por Redação
Núcleo Luz de Figueira apresenta projeto para construção de um hospice em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito Airton Garcia, juntamente com os secretários de Planejamento e Gestão, Bill Moreira e de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, recebeu na manhã desta quarta-feira, 6, no Paço Municipal, a madre Maria Cleonice, monja da Ordem Graça Misericórdia, organização religiosa cristã, autônoma e ecumênica, sem vínculo formal com nenhuma religião instituída.

A Ordem já desenvolve um projeto na região do Antenor Garcia por meio do Núcleo Luz de Figueira - Imaculada Casa do Alívio do Sofrimento, filiado à Federação Humanitária Internacional (FFHI) e que atende mais de 50 famílias de baixa renda. Além do apoio com doação de alimentos, o Núcleo distribuí também, mobiliário, vestuário, calçados, utensílios domésticos, além de medicamentos e outros artigos de primeira necessidade. Por meio do Projeto Fraterno Servir também oferece cursos de capacitação como de culinária que em 8 módulos forma adolescentes e jovens da comunidade.

Todo esse trabalho já é de conhecimento da Prefeitura que somente aguarda o cadastramento da entidade no Conselho Municipal de Cidadania e Assistência Social para que futuramente possa estabelecer convênio com o Núcleo.

“O prefeito Airton Garcia já conhece esse nosso trabalho, porém hoje viemos apresentar um outro projeto: Casa de São Lázaro de cuidados paliativos. Conseguimos uma área no Santa Felícia e também recebemos um imóvel em doação e vamos construir um “hospice”, local onde poderemos oferecer cuidados paliativos com assistência integral para pacientes que estejam diante de uma doença grave e avançada, próximo ao final da vida, englobando apoio aos seus familiares. Hospice também é uma filosofia do cuidado”, explicou a madre Maria Cleonice.

A monja ressaltou, ainda, que o propósito dessa Casa é o respeito à autonomia do paciente. “Atenção e disponibilidade para atender a necessidade de cada paciente, família e profissionais envolvidos nos cuidados ao sofrimento humano”, finaliza.

“É um projeto muito bonito e fico contente de São Carlos ter sido escolhida para recebê-lo. A Prefeitura vai apoiar com tudo o que estiver na lei, já solicitei ao nosso secretariado, pois é mais um importante instrumento na rede de cuidados do município”, disse o prefeito Airton Garcia.

O atendimento médico e psicológico oferecido aos pacientes será realizado por voluntários capacitados que se somarão a uma equipe multiprofissional e todos os serviços não terão custo.

A construção e o custeio do projeto serão mantidos pelo Núcleo Luz de Figueira por meio de doações para a Casa de São Lázaro que podem ser realizadas pelo PIX financeiro@casadesaolazaro.org ou pelo Banco do Brasil na agência 6509-9, conta corrente 28.182-4. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (11) 96398-8481. Inicialmente serão construídos 51 leitos.

Leia Também

Últimas Notícias