quinta, 25 de abril de 2024
Exemplos de atuação

Núcleo Feminino do Ciesp São Carlos é oficializado e planeja ações para incentivar a atuação da mulher na indústria

O grupo, que já vinha sendo lapidado há algum tempo, consolidou sua diretoria e definiu estratégias para incentivar a participação em empresas

18 Jul 2022 - 08h44Por Redação
Reunião do Núcleo Feminino do Ciesp São Carlos - Crédito: DivulgaçãoReunião do Núcleo Feminino do Ciesp São Carlos - Crédito: Divulgação

Agora é oficial. Na última terça-feira, 12, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), anunciou em sua reunião mensal a criação do Núcleo Feminino na Regional São Carlos. O grupo, que já vinha sendo lapidado há algum tempo, consolidou sua diretoria e definiu estratégias para incentivar a participação de mulheres na indústria.

"Inicialmente, vamos levantar informações em nossas próprias indústrias e indicar mulheres que possam ser exemplos de atuação nesse setor, que é predominantemente masculino. A ideia é mostrar para outras mulheres, em especial para as mais jovens, que elas podem e devem ocupar seus lugares na indústria", informou a presidente do grupo, Helena Regina Frasnelli Fernandes, da NSF.

Além dela, as empresárias Teresinha de Faria Marcelino Pires Correa, da Prominas Brasil, Rita de Cássia Masiero Giglio, da Incon Eletrônica, e Rejane Agnolon Doria Mazari, da Apramed, compõem a diretoria, como vice-presidente, 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.  A reunião desta terça-feira contou com a participação de dez mulheres. "Foi muito interessante, a equipe é bastante focada e bem dinâmica", ressaltou Helena.

O objetivo do Núcleo Feminino do Ciesp são Carlos é discutir e implantar ferramentas de valorização da mulher, a fim de ampliar as oportunidades de trabalho e encorajar as mulheres a atuar na indústria, seja no chão de fábrica, na produção ou na gestão.

ORIGEM E PROJETOS

A iniciativa nasceu a partir da visita de Grácia Fragalá, vice-presidente do Confem, (Conselho Superior Feminino) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Por ocasião do Dia das Mulheres, Grácia palestrou na sede do Ciesp São Carlos e compartilhou suas experiências com mulheres que haviam demonstrado interesse em criar um grupo feminino com atuação local ou regional.

"Quando começamos, muitas vezes fazíamos o trabalho com poucas mulheres, até que as ações fossem gerando mais engajamento e atraindo novas mulheres. É preciso começar, ter um ponto de partida", comentou. Segundo ela, o Núcleo Feminino da Regional São Carlos é o primeiro do Ciesp no interior do estado.

Em sua apresentação, Grácia ressaltou que na população brasileira existem 6 milhões de mulheres a mais do que homens, e que elas representam 52% do eleitorado brasileiro e 45% das chefes de domicílio. Além disso, há 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, movimentando R$ 1,8 trilhão por ano.

"A criação do Núcleo Feminino faz parte dos objetivos traçados pela Diretoria para o atual mandato, que inclui aumentar os espaços para que mais associados participem ativamente da entidade. A participação da mulher é muito importante, assim como dos jovens empreendedores e do grupo de RH, além de outros grupos temáticos que terão sua formação incentivada. Essa pluralidade permite abordar assuntos de diversos pontos de vista e buscar soluções para os desafios da indústria", afirmou Marcos Henrique dos Santos, diretor titular do Ciesp São Carlos.

O próximo encontro do Núcleo Feminino do Ciesp São Carlos deve ocorrer no dia 10 de agosto. Interessadas em participar do grupo devem entrar em contato com o Ciesp pelo (16) 3368-1037 ou enviar mensagem para (16) 99783-3365.

Leia Também

Últimas Notícias