quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Novo Mutirão de Cirurgias de catarata acontece na Santa Casa

30 Ago 2012 - 14h11
0 - 0 -

Acontece neste sábado e domingo, 01 e 2 de setembro, mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata organizada pelo Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Nesses dois dias, a equipe médica altamente especializada nessa área estará mobilizada para realizar perto de 150 procedimentos cirúrgicos de pacientes de São Carlos e também da região. O objetivo dessa campanha assim como ocorreu nas anteriores, é diminuir a fila de espera para este tipo de doença. Apenas entre casos de catarata, a cidade e região têm perto de mil e 200 pacientes na fila de espera.

A nova equipe do ambulatório de Oftalmologia conta com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Dr. Celso Davi Lopes. Está totalmente equipado para oferecer atendimento à população priorizando as pessoas mais carentes que podem ser atendidas pelo SUS. Além de cirurgias de catarata, são feitos exames e cirurgias de retina e glaucoma através do Centro de Referência lançado inaugurado recentemente.

Um dos coordenadores do ambulatório Dr. Celso Davi Lopes garante que entre as atribuições  do ambulatório estão os mutirões de cataratas, uma vez que o Governo retomou essa prática e isso estãá dando uma grande oportunidade para pessoas com baixa visão há anos de recuperarem sua visão por completo: "não só São Carlos, mas outras cidades brasileiras estavam carentes dessa prática e agora com o apoio do poder público podemos trazer esse benefício à população e diminuindo a demanda também;" explicou o oftalmologista Celso Lopes. Para realizar consultas e cirurgias, é necessário primeiro passar por um posto de saúde.

O que é

Catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil. Para felicidade de todos, é uma doença curável através de cirurgia e colocação de lentes intra-oculares especiais.

Catarata é o processo de opacificação do cristalino, que prejudica a visão. A catarata pode acometer um ou os dois olhos. Trata-se de um processo comum em pessoas idosas.

Fatores de risco da catarata

O risco de catarata aumenta com a idade. Outros fatores de risco:

  • Algumas doenças, como o diabetes.
  • Fumar
  • Ingestão de bebidas alcoólicas
  • Exposição prolongada à luz solar

Sinais da catarata

Os sinais da catarata evoluem muito lentamente. 

  • Visão turva ou embaçada
  • Um halo ao redor de focos de luz ou focos de luz muito brilhantes
  • Visão noturna deficiente
  • Visão duplicada
  • Cores desbotadas

 Serviço

Ambulatório de Oftalmologia
Onde: Santa Casa de São Carlos
Horário: 7 às 16 horas
Telefone para orientações gerais: (16) 3509-1194


Leia Também

Últimas Notícias