quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Novo aterro sanitário de São Carlos será inaugurado nesta quarta-feira

25 Jun 2013 - 18h43

A Prefeitura, por meio das secretarias de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria de Meio Ambiente, inaugura nesta quarta-feira (26), às 9h30, o novo Aterro Sanitário de Resíduos Orgânicos - Central de Valorização de Resíduos de São Carlos (CVR), localizado na rodovia Luiz Augusto de Oliveira (SP-215), sentido Ribeirão Bonito, quilômetro 162,5.

Segundo o prefeito Paulo Altomani, com a inauguração o município irá economizar cerca de 400 mil por mês, valor que está sendo pago, atualmente, para o transbordo do lixo de São Carlos para Guatapará.

O aterro é uma Parceria Pública Privada (PPP), entre o Município e a São Carlos Ambiental Ltda. A parceria foi firmada em agosto de 2010, quando a empresa firmou contrato de coleta e destinação de resíduos sólidos domiciliares e de saúde e assumindo a responsabilidade pela construção do novo aterro do município.

A primeira Licença de Operação Precária, segundo a empresa São Carlos Ambiental, foi concedida por um período de 180 dias, a fim de que sejam avaliadas as medidas de monitoramento e controle ambiental, capacidade de recebimento de 346 toneladas/dias, capacidade de recebimento de 46.079,55m³ de resíduos sólidos domiciliares e contratação de 12 novos colaboradores.

A capacidade final deste empreendimento será de 2.777.860,00m³, ou 2.222.288 toneladas e vida útil estimada em 22 anos. A obra do aterro teve início em outubro de 2012.

O prefeito Paulo Altomani disse que a inauguração do novo aterro “é um avanço na questão ambiental e na destinação dos resíduos. Seguimos buscando alternativas para tornar São Carlos uma cidade referência em coleta seletiva e reciclagem. Além disso, o município estará fazendo uma grande economia com o transbordo, dinheiro que poderemos utilizar em novos projetos do setor”, afirmou. 

Leia Também

Últimas Notícias